O feriado no Pavilhão Multiusos de Gondomar começa da melhor forma, onde toda a família vai poder experimentar as mais frescas novidades mesmo a tempo do Natal. O festival dos "boardgamers" abriu esta sexta e prolonga-se até à noite de domingo.
Corpo do artigo
Já são quase duas décadas de encontros e atividades, onde os curiosos e os amantes dos jogos de tabuleiro partilham o entusiasmo pelos mesmos interesses. Pelo caminho e com a ajuda da internet a comunidade floresceu no website “Abre o Jogo”.
De pequenos eventos nasceu rapidamente o Grupo de Boardgamers do Porto (GBP), em 2006. Um grupo que logo após um ano organizou a InvictaCon. Este ano, o evento enquadra-se no 15.º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG do Porto.
A convenção anual, sem fins-lucrativos, tem o começo marcado para o feriado nacional de 8 de dezembro. Os três dias da InvictaCon são de entrada completamente gratuita e livre a qualquer público, de qualquer idade, no Multiusos de Gondomar.
O crescimento do GBP foi tal que em 2017 transforma-se em associação. Permitindo assim uma maior ligação com entidades oficiais. O que veio agilizar o acesso a espaços que pudessem albergar a InvictaCon.
Logicamente, pois como refere Carlos Santos, membro fundador da Associação GBP, “de ano para ano o evento tem tido cada vez mais adesão e cada vez há mais participantes”. Estima-se que cerca de mil visitantes possam acorrer à festa durante o fim de semana.
Há cada vez mais famílias
O plano desta 15.ª edição da InvictaCon é divulgar as últimas novidades de jogos de tabuleiro modernos, despertar a curiosidade nos novos visitantes e ainda receber caras conhecidas da comunidade.
“A divulgação dos jogos de tabuleiro em Portugal está a crescer e há cada vez mais famílias a procurar outras formas de conviver à volta de uma mesa”, exatamente por isto a organização da InvictaCon, devido ao feriado, está a contar com mais visitantes.
As portas do Pavilhão Multiusos de Gondomar abrem às 10 horas, no decorrer de todo o evento. Encerrando às duas da manhã no sábado. No último dia, domingo, a InvictaCon termina às 20 horas.
Dez novos jogos
O conceito é simples, todos os visitantes podem participar em qualquer jogo. Se não souberem as regras, não há problema. No local vai estar presente uma equipa à disposição para responder a qualquer dúvida e para ensinar os diversos jogos.
Além das mesas, o programa estende-se à apresentação de protótipos de jogos de tabuleiro, que contará com a presença dos designers criadores. Para tornar o evento ainda mais interessante, os visitantes podem ainda participar no desenvolvimento dos jogos, dando uma opinião para os melhorar.
Como o objetivo é partilhar, a InvictaCon convida ainda o público a trazer os seus próprios jogos de tabuleiro; no entanto, esta opção não é obrigatória. Expostos estarão jogos das mais variadas temáticas, desde guerra, carros, economia, desenvolvimento de civilizações, lógica, conflitos religiosos... enfim, a lista é verdadeiramente completa.
“A novidade este ano passa pelas mesas específicas para alguns jogos que estarão em permanente demonstração”, diz Carlos Santos. O responsável destaca ainda a presença de um jogo vindo diretamente da maior feira internacional de jogos de tabuleiro, realizada recentemente em Essen. “Cat in the box” ou “Gato na Caixa”, um jogo de estratégia, mas simples, que integra até cinco jogadores.
“Trata-se de um jogo de vazas, muito semelhante a jogos como a sueca ou copas, em que as cartas podem ter qualquer tipo de naipe e apenas é definido quando são jogadas”.
Esta aposta vem a propósito de uma notável procura por testar e desenvolver novos jogos, onde vão existir “dez protótipos de vários designers, alguns muito conceituados, outros novos, com os seus primeiros jogos”.
Reforçar os laços
No evento, Carlos Santos, que está ligado ao GBP, desde 2015, espera ver muitas caras familiares. Prontos para explorar o mercado, sendo que os mais aficionados inclinam-se mais para as novidades específicas, tanto nacionais e internacionais.
Em contrapartida, “a maioria dos novos visitantes procura apenas conhecer este novo mundo de jogos de tabuleiro que quase nada tem a ver com Monopólios e Riscos”. Além do mais, “notamos ainda um aumento da procura em pessoas com empregos ligados ao digital, a informática, no fundo, uma forma de se divertirem e socializarem longe dos computadores e telemóveis”.
Assim decorre mais uma InvictaCon. Todo o horário do programa, incluindo o catálogo de jogos, está disponível nas redes sociais do GBP, como também no website oficial. Agora é só escolher um dia, ou até todos, levar a boa disposição e estar a postos para experimentar muitos jogos que reforçam laços humanos.