Aldeia transmontana serviu de cenário a vários episódios de “A promessa”. Produção marca o regresso da atriz Sofia Alves à estação de Carnaxide.
Corpo do artigo
Com estreia marcada para esta terça-feira, a nova telenovela da SIC - que promove o regresso de Sofia Alves à estação de Carnaxide como protagonista - conta com o colorido e a irreverência da tradição dos caretos de Podence, classificados como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. “A promessa”, a 36.ª novela da SIC, parte da produção turca “Zalim Istanbul”, mas foi reescrita e adaptada para Portugal por Inês Gomes e Cândida Ribeiro, com direção de Jorge Queiroga.
Alguns episódios da telenovela foram gravados em abril na aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, de onde são originários os caretos conhecidos internacionalmente, tendo como cenário as ruas e as casas do povoado a escassos quilómetros das praias do Azibo. Na localidade, com cerca de 200 habitantes, há uma grande expectativa com a novela, tanto mais que os caretos de Podence são, segundo o município de Macedo de Cavaleiros, “os embaixadores de Trás-os-Montes, que continuam a levar o nome do território pelos quatro cantos do Mundo”.