O italiano Antonio Barrela foi selecionado, na Feira, como Fotógrafo Europeu de 2016 por um júri internacional que distinguiu também os portugueses Rui Caria e Jorge Bacelar, na categoria de Reportagem.
Corpo do artigo
Em foco esteve a competição anual que é promovida pela Federação de Fotógrafos Europeus (FEP) e cujo ponto alto a Associação Portuguesa de Profissionais de Imagem conseguiu este ano atrair para o centro de congressos Europarque, na Feira, no âmbito de uma programação que inclui também um seminário internacional, um salão empresarial e o concurso World Photographic Cup.
Na primeira etapa da competição, a FEP selecionou 2000 fotografias assinadas por 400 autores dos 29 países incluídos na organização, após o que passaram à fase final da prova 100 imagens finalistas da autoria de 60 profissionais. Nessas obras incluíam-se as de oito fotógrafos portugueses, entre os quais Rui Caria e Jorge Bacelar, ambos nomeados para a categoria de Reportagem e Fotojornalismo.
Cumpridas todas as etapas do processo, Antonio Barrela distinguiu-se pelo seu trabalho de Moda e Comercial, graças a um portefólio que integra produções para a marca Dolce & Gabbana e fotografias de detalhe da joalharia da Bulgari.
Quanto aos profissionais portugueses, o açoriano Rui Caria - que trabalha para a SIC - venceu a Câmara de Prata em Fotografia de Reportagem depois de ter submetido a concurso uma imagem sobre um incêndio florestal, outra com jogos de luzes entre chuva e uma terceira com as ondas da Nazaré.
Já Jorge Bacelar, da Murtosa, mereceu a Câmara de Bronze na mesma categoria por um conjunto de seis imagens a preto e branco sobre diferentes aspetos da vida em ruralidade.
Os outros profissionais portugueses candidatos a Fotógrafo Europeu de 2016 eram: Edgar Raphael, na categoria Moda; André Boto e Fernando Branquinho, em Ilustração; e Miguel Rolo, Nuno Teixeira e Silva Pinto, em Casamento.