O romance “Torto arado”, do escritor brasileiro Itamar Vieira Junior, é um dos 13 semifinalistas da edição do Booker Prize International 2024, anunciou a organização.
Corpo do artigo
Um dos maiores fenómenos da literatura brasileira dos últimos anos, o livro "Torto arado ("Crooked Plow: A novel", na tradução em inglês), de Itamar Vieira Junior, é um dos 13 semifinalista do International Booker Prize 2024.
Traduzido para o inglês por Johnny Lorenz e publicado nos EUA e no Reino Unido pelo selo Verso Fiction, da Penguin Random House, o livro do autor brasileiro ficou numa lista onde constam também obras de Selva Almada, Andrey Kurkov, Domenico Starnone e Ismail Kadare, este último o primeiro vencedor da edição internacional do prémio anglossaxónico, em 2005.
O galardão é concedido todos os anos à melhor obra de ficção única de todo o mundo que tenha sido traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido e na Irlanda. Com um valor pecuniário de 100 mil libras, o Booker Prize Internacional tem a particularidade de dividir de forma equitativa o montante entre o autor e o tradutor. Além disso, os autores e tradutores selecionados para a lista final recebem cada duas mil e 500 livras.
A lista de seis livros finalistas vai ser anunciada a 9 de abril. A obra vencedora, por sua vez, vai ser revlada numa cerimónia pública marca para 21 de maio.