Inaugurou na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo uma exposição dedicada às atividades de Jaime Isidoro em Vila Nova de Gaia.
Corpo do artigo
“Jaime Isidoro e Vila Nova de Gaia: 50 anos depois dos I Encontros Internacionais de Arte” reúne e apresenta documentação de tipologia diversa e obras de arte sobre as atividades, dinamizadas por Jaime Isidoro (PT, 1924-2009), na intitulada “Casa da Carruagem”, em Valadares. A história reforça o papel essencial de Jaime Isidoro para a construção de uma narrativa sobre aquilo que é o aparecimento de promoção das vanguardas artísticas em Portugal ainda antes do 25 de abril de 1974. A mostra está patente na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, até 6 de novembro de 2024.
Jaime Isidoro, que chega ao meio artístico como pintor, funda a Galeria Alvarez, no Porto (a mais antiga do país ainda em funcionamento) em 1954 e inicia uma jornada dedicada à divulgação da produção artística e dos criadores contemporâneos, à qual juntou uma especial atenção à revisitação de alguns importantes nomes do modernismo português que o regime havia abafado. E, em 1962, adquire uma propriedade na praia de Valadares e que passa a funcionar como uma espécie de sucursal da Galeria Alvarez. O espaço acolheu diferentes iniciativas, desde exposições, a apresentações de livros ou a intervenções artísticas de caráter mais efémero, fundando aquilo que hoje denominaríamos de “residências artísticas”.