James assinalam 40 anos de carreira com álbum duplo onde recriam temas icónicos com orquestra. No festival de Vilar de Mouros, tocam no último dia, 26 de agosto, onde serão cabeças de cartaz.
Corpo do artigo
Formados em Manchester no início dos anos 80, os James são indiscutivelmente uma das bandas mais acarinhadas por Portugal – e o enlevo é mútuo. Saul Davies, um dos seus elementos, mora e constituiu família por cá e dos restantes membros são recorrentes as visitas, e incontornáveis as passagens de digressões.
A ligação é antiga – não tão antiga como a banda, que está a celebrar 40 anos de atividade com um novo disco e nova digressão – mas quase: remonta ao início dos anos 90, aquando da primeira série de concertos em Portugal. Três décadas e largas dezenas de espetáculos por cá depois, os James estão em festa com a edição recente de “Be Opened By The Wonderful", álbum duplo que recria as mais icónicas canções do grupo com uma orquestra de 22 elementos e um coro gospel de oito vozes. O disco inclui um novo tema, “Love Make A Fool” e foi gravado em Manchester.