Exposição retrospetiva da artista plástica termina dia 8 de abril. Este sábado, há 12 horas de animação com yoga, DJ, conversas e dança.
Corpo do artigo
Uma celebração de meio dia para dizer adeus a uma exposição que esteve meio ano no MAAT. Pela mostra retrospetiva de Joana Vasconcelos, “Plug-in”, passaram, desde 29 de setembro de 2023, mais de 260 mil pessoas, divulgou esta semana a organização. A exposição encerra ao público na segunda-feira, 8 de abril, mas despede-se, primeiro, com uma festa este sábado.
Para assinalar o fim da mostra, MAAT e Joana Vasconcelos propõem mais de 12 horas de visitas, sessões de yoga e de meditação, bem como uma conversa entre a artista portuguesa e o apresentador e locutor de rádio Fernando Alvim. Neste “Unplug – Finissage” haverá ainda, nos espaços do museu e junto às obras, performances de dança contemporânea, num diálogo “próximo e imersivo” com o trabalho exposto.
Recorde-se que “Plug-in” reuniu peças inéditas ou icónicas produzidas pela artista, dispostas nos edifícios MAAT Gallery e MAAT Central. Alguns desenhos e esboços da criadora portuguesa foram também incluídos.
A iniciativa representou em parte o fechar de um ciclo na ligação entre Vasconcelos e o museu lisboeta, já que foi no agora MAAT Central, antes Central Tejo e em tempos, armazém Carpintaria, que Joana Vasconcelos apresentou a sua primeira retrospetiva individual em 2001, logo depois de receber o 1º Prémio Novos Artistas EDP.
No currículo da portuguesa – a mais jovem e primeira mulher a expor em Versalhes, com passagens emblemáticas pela Bienal de Veneza e Guggenheim, entre outros – não há muitas mostras individuais no nosso país. “Plug-in” permitiu, por isso, mostrar aos portugueses peças “que nunca tinham visto”, tal como salientou a artista na apresentação, em setembro, ao JN.
Em 2019, mais de 580 mil pessoas visitaram, na Fundação de Serralves do Porto, a exposição antológica de Vasconcelos “I’m your mirror”. Em 2018, ela foi a 13ª mostra mais vista em todo o mundo, quando esteve no Guggenheim de Bilbao.
Programa detalhado de dia 6
9.30 horas – 10.30 horas: Yoga com Arte MAAT Gallery (Galeria Oval): Valkyrie Octopus
12 horas – 12.30 horas: Meditação do Chacra do Coração MAAT Gallery (Galeria Oval): Valkyrie Octopus
16 horas – 17.30 horas: Conversa entre Joana Vasconcelos e Fernando Alvim em torno do tema “humor, arte e criatividade”. MAAT Gallery (Galeria Oval): Valkyrie Octopus
18 horas – 18.20 horas: TYPE TYPE TYPE WORLD, Performance de dança com EDEVA. Coreógrafos: Filipe Narciso I Eva Vieira de Almeida MAAT Gallery (Galeria Oval): Valkyrie Octopus
18.45 horas – 19.15 horas: ÊXODO, Performance de dança com MAHATMA. Coreógrafa: Eva Vieira de Almeida MAAT Central: Árvore da Vida
19.30 horas – 23 horas: DJ live performance com HNRQ