O ainda diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, para onde tinha entrado no final de 2022, deixará este cargo em fevereiro.
Corpo do artigo
O atual diretor do Museu e das Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, vai voltar à estrutura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Sobrado ocupará o cargo de vice-presidente para a Cultura e Património.
Não foi ainda revelado quem o vai substituir na direção do Museu e Bibliotecas do Porto.
A escolha de Sobrado foi feita pelo próprio presidente da CCDR-N, António Cunha, que já o conhecia - foi seu assessor. Jorge Sobrado assumirá funções dia 19 de fevereiro.
Apontado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, no final de 2022, Jorge Sobrado dirige atualmente o Museu e as Bibliotecas do Porto. Mas em fevereiro, o diretor mudará de funções, regressando à CCDR-N como número 2. Além de supervisionar as áreas de Cultura e Património, ficará ainda com os pelouros da comunicação e das relações transfronteiriças.
Vasto currículo na cultura
Em declarações ao jornal “Público”, António Cunha disse estar “muito contente por poder contar uma pessoa com competências de Jorge Sobrado”.
Durante o seu breve período na Câmara do Porto, Jorge Sobrado redesenhou a ideia do Museu da Cidade, convertendo-o no Museu do Porto, e iniciou o projeto da Biblioteca Errante, uma rede de micro-bibliotecas destinada a mitigar os efeitos do extenso encerramento para obras da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Com um vasto currículo na área cultural, Jorge Sobrado já foi vereador da Cultura da Câmara de Viseu, gestor da Feira de São Mateus, e lançou vários festivais no âmbito da literatura e da arte pública.