A União Hispanomundial de Escritores distinguiu o jornalista do "Jornal de Notícias", Sérgio Almeida, na categoria Excelência Jornalística em Jornalismo Escrito.
Corpo do artigo
O Prémio Internacional Cesar Vallejo é atribuído anualmente pela União Hispanomundial de Escritores (UHE) e, pela primeira vez, distinguiu jornalistas portugueses.
Na categoria Televisão, o prémio Excelência Jornalística foi atribuído à jornalista Fátima Campos Ferreira, da RTP. Na categoria Rádio, o laureado foi André Rodrigues do Rádio Renascença.
Sérgio Almeida é jornalista do JN desde 1999, sempre associado à secção da Cultura. Simultaneamente é autor dos livros "Análise epistemológica da treta", "Não conto", a novela "Armai-vos uns aos outros", as obras de poesia "Como ficar louco e gostar disso", "Periferia", "Ob-dejectos" (prosa poética), e os títulos infantojuvenis "O elefante que não sabia voar" e "Ema e a estrela carente". O autor está publicado no Brasil.
Sérgio Almeida coordenou ainda o volume "Poesia traduzida de Luiza Neto Jorge".
É membro e cofundador do coletivo de poesia e performance Sindicato do Credo.
Paralelamente à atividade profissional, é promotor cultural, com a responsabilidade da organização de colóquios e simpósios sobre arte e literatura. É o entrevistador do ciclo Porto de Encontro, promovido pela Porto Editora.
A UHE é uma associação de intelectuais, artistas, docentes e profissionais de várias áreas com intervenção na comunidade, em defesa da paz e da justiça social e tem sede no Per.
Lista completa dos portugueses premiados pela UHE:
Excelência Educativa: Cidália Fernandes
Excelência Cultural: Delmar Maia Gonçalves
Excelência Literária: Gisela Mendonça; Isilda Nunes; João Rasteiro e Paulo Abreu Lima
Excelência Académica: Rui António Agonia Pereira
Excelência Artística: Escultura/Pintura - Afonso Pinhão Ferreira; Cantautor - Álvaro Maio e Nuno Barroso; Teatro - Aurora Gaia; Dança - Carolina Costa
Excelência Jornalística: Rádio - André Rodrigues; TV - Fátima Ferreira; Imprensa - Sérgio Almeida
Excelência na Defesa dos Direitos Humanos: Teresa Ribeiro