Estudo da Universidade Católica avaliou hábitos de consumo de cultura em 2023. A maioria dos jovens vai muito mais ao cinema do que ao teatro. E gosta muito de festivais de música.
Corpo do artigo
Mais de 86% dos jovens portugueses afirma ter lido um livro no último ano, “uma diferença de quase 30 pontos percentuais face a jornais e revistas”. E é no interior que os mais novos têm mais hábitos de consumo de imprensa escrita.
Os resultados do estudo, realizado pela Universidade Católica e encomendado pelo BNP Paribas, sobre a relação dos jovens com a cultura, foi divulgado esta terça-feira numa de várias conferências organizadas por um dos maiores bancos da Europa para analisar as tendências dos principais setores de atividade.
Os dados do inquérito mostram que “dos cerca de 59% de jovens portugueses que assume ter lido jornais em 2023, a maioria assume fazê-lo com uma regularidade média”.
No interior leram-se mais jornais (62,5%) e revistas (56.7%) do que na região metropolitana (56,4% e 49,5% respetivamente), no último ano.
85% foi ao cinema
Para os livros, porém, não há diferenças consideráveis entre as regiões analisadas (87.3% versus 85.9%). A região metropolitana, por outro lado, “consome mais reality shows e há tendência de consumir mais séries do que o interior”.
Segundo o estudo, mais de 85% dos jovens foi ao cinema e 35% foi ao teatro no último ano. Os concertos e festivais de música são as atividades mais populares: “mais de 75%” frequentou-os em 2023.
Passar "tempo com a família ou amigos" é o que os jovens mais gostam de fazer nos tempos livres, com 80,7% dos inquiridos a dizer que prefere ocupar o tempo desta forma. As escolhas seguintes da maioria dos jovens portugueses recaem sobre "passeios ou visitas a sítios novos" (72,5%) e em "ouvir música" (66,3%).
O estudo refere ainda que “mais de 93% dos jovens usou plataformas de streaming para ouvir música, ver filmes e séries” no último ano. O inquérito online permitiu perceber que “os jovens portugueses usam mais as plataformas de streaming para ouvir música do que para ver séries ou filmes, mesmo que também o façam com regularidade”.
Em média, os inquiridos "despendem 13 horas por semana a ver séries e filmes através de plataformas de séries e filmes". A tendência dos podcasts atrai os jovens e mais de 77% dizem usar alguma plataforma de streaming para ouvir os mesmos.
Foram inquiridas 994 residentes em Portugal, entre 18 e 34 anos, de várias áreas geográficas, para permitir a comparação entre a Grande Metrópole (Lisboa, Porto e Setúbal) e o resto do país.