No ano de 1990, Portugal foi invadido por uma estranha febre chamada "Burbujas de Amor", o responsável de tal doença infecciosa foi o dominicano Juan Luis Guerra. Cuidado, ele está de regresso e foi o grande vencedor dos Grammy Latino 2024.
Corpo do artigo
Aos 67 anos Juan Luis Guerra saiu do 25.º aniversário dos Grammy Latino, no Kaseya Center em Miami, com quatro galardões. O primeiro foi “Radio Güira”, lançado em 2023, o prémio Álbum do Ano, ultrapassando as colombianas Shakira e Karol G. Como se não bastasse levou ainda três outros galardões: Gravação do Ano com "Mambo 23" , Melhor Álbum Merengue/Bachata com "Radio Güira" e Melhor Canção Tropical "Mambo 23".
O uruguaio Jorge Drexler, pode ser considerado um papa-prémios, na madrugada desta sexta-feira voltou a dar-nos a canção do ano com "Derrumbe" e Melhor Canção de cantautor. Já premiado em 2014, 2018, 2021 e 2022, o músico uruguaio detém agora um número recorde de 15 Grammy Latino. A boa notícia é que toca no dia 21 de novembro, na Casa da Música no Porto.
O produtor mexicano Edgar Barrera, que trabalha com Madonna, Peso Pluma ou Shakira, tinha nove nomeações, e levou para casa três troféus: Compositor do Ano, Produtor do Ano e Melhor Canção Regional
Karol G e de Bad Bunny, tinham ambos oito nomeações. Karol G ganhou álbum de música urbana com "Mañana será bonito (Bichota Season)” e Bad Bunny a melhor interpretação de reggaeton com "Perro Negro".
Este ano o prémio de excelência musical foi para Lolita Flores.
Portugueses não foram contemplados
Na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa estava em competição "Esperança", música escrita pelos músicos brasileiros Criolo e Amaro Freitas com o produtor brasileiro Nave e com o músico português Dino D'Santiago. "Esperança", interpretada por Dino d'Santiago, Criolo e Amaro Freitas, foi gravada entre Portugal e o Brasil e editada em maio passado. Mas o vencedor foi Jota.Pê com "Ouro Marrom".
Na categoria de Melhor Arranjo concorreu "Linha de Passe", com arranjos do músico brasileiro Nailor Proveta, e que faz parte do álbum "Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses", que a Orquestra Jazz de Matosinhos editou em março. Mas foi "Night In Tunisia" e (Hilario Durán e His Latin Jazz Big Band e Paquito D’Rivera) que levaram o galardão.
Confirme aqui a lista de atribuição de Grammys Latino.