Festival de curtas, que decorre até dia 25 de maio, é marcado pela exibição de filmes inéditos.
Corpo do artigo
O Leiria Film Fest apresenta, na sexta-feira, em estreia mundial, o filme “Os ecos que carregamos”, de Areeba Naveed, realizadora paquistanesa, radicada na Irlanda. Rodada em Portugal e protagonizada por atores portugueses, a curta-metragem insere-se na categoria ficção, e vai ser exibida no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Até ao dia 25, estarão em competição 38 filmes.
Entre as 20 estreias nacionais, Bruno Carnide, diretor do Leiria Film Fest, destaca as curtas-metragens “The miracle of life” [O milagre da vida], da realizadora palestiniana Sabrine Khoury, “A promise to the sea” [Uma promessa ao mar], do egípcio Hend Sohail, “A river stifled” [Um rio asfixiado], do chinês Jingwei Bu e o filme de animação “Crow starfish and unicorn [Corvo, estrela-do-mar e unicórnio], do chinês Xiauxuan Han.
“Não são filmes ligeiros, mas dramas que nos fazem refletir sobre as problemáticas da sociedade e da vida das pessoas O objetivo é que as pessoas saiam da sala a pensar naquilo que viram”, explica o diretor do Leiria Film Fest. “São filmes que vão marcar os espectadores”, assegura. A programação inclui ainda cinco filmes para crianças, a que assistirão os alunos de todas as escolas do concelho. Neste caso, o objetivo da organização é formar novos públicos.
A sessão dos filmes vencedores, nas categorias de animação, crianças, documentário e ficção, está marcada para dia 25, às 21.30 horas, no Teatro Miguel Franco. A programação do festival de curtas pode ser consultada em leiriafilmfest.com
-