O lema que a CEC 2012 assumiu, "Tu fazes parte", e rapidamente assimilado pelos vimaraneses - e não faltam grupos criados nas redes sociais, designadamente no Facebook, sob aquele slogan -, foi concebido por um brasileiro, Edson Athayde.
Corpo do artigo
O criativo, que trabalhou em Portugal na década de 90 e foi responsável pela campanha eleitoral de António Gueterres, entre outras - quem não se lembra do anúncio "tou xim", da então Telecel? - diz que "o slogan nasceu de um posicionamento estratégico proposto para o evento". Afirma Athayde que "ele tem como base o conceito de 'pertença', agregando várias dimensões: o facto de Guimarães ser o berço da nação, logo, um lugar de onde todos os portugueses fazem parte; o evento em si, feito para abrir a cidade a todas as pessoas; e o facto de que, para existir, o evento ter de contar com a participação, directa ou indirecta, de todos os portugueses". No entanto, reflecte também, a seu modo, a difícil conjuntura económica actual: "É uma chamada de atenção, num momento difícil para todos, que juntos somos capazes de fazer coisas grande e bonitas", diz.
Há um nexo óbvio entre o slogan "Tu fazes parte" e aquele de Guimarães Património da Humanidade - "O Património somos nós" -, mas será acidental, visto que Edson Athayde o desconhecia. "Mas acho óptimo", diz, "pois isso significa que estamos a falar a mesma coisa, mesmo que em momentos e para públicos diferentes".