Treze escritores fazem parte da lista de candidatos ao Man Booker Prize 2011, entre os quais está um que já venceu o galardão, o britânico Alan Hollinghurst.
Corpo do artigo
O popular escritor Julian Barnes é candidato pela quarta vez ao prémio literário mais importante do Reino Unido, mas nunca o conquistou. O autor terá a sua quarta oportunidade com a obra The Sense of an Ending.
O já galardoado Alan Hollinghurst é apontado como um dos favoritos por alguma imprensa britânica com o seu romance The Stranger's Child, segundo a lista de candidatos divulgada esta terça-feira.
A lista de candidatos prossegue com o irlandês Sebastian Barry, com a obra On Canaan's Side, autor que já tinha sido apontado para o prémio de 2010.
Carol Birch, com Jamrach's Menagerie, Patrick deWitt, com a obra The Sister Brothers, Esi Edugyan, com Half Blood Blues, e Ywette Edwards, com A Cupboard Full of Coats, continuam a lista.
Entre os possíveis vencedores estão ainda Stephen Kelman (Pigeon English), Patrick McGuiness (The Last Hundred Days), A.D. Miller (Snowdrops), Alison Pick (Far To Go), Jane Rogers (The Testamente of Jessie Lamb) e D.J. Taylor (Derby Day).
No dia 6 de Outubro, a lista de candidatos será reduzida para seis autores e o prémio será entregue no dia 18 de Outubro em Londres.
O vencedor do Man Booker Prize recebe cerca de 57 mil euros. Este prémio está aberto a escritores de ficção de Inglaterra, Irlanda e da Commonwealth (comunidade de países que são antigas colónias inglesas).