Corpo do artigo
Lisboa, 16 Fev (Lusa) - A editora Quetzal apresentou hoje, em Lisboa, uma nova colecção, intitulada Série Américas, que publicará literatura de autores latino-americanos.
Os três primeiros títulos, já disponíveis nas livrarias, são "A Oficina do Tempo", do mexicano Álvaro Uribe, "Somos o Esquecimento que Seremos", do colombiano Héctor Abad Faciolince, e "A Passageira", da uruguaia Andrea Blanqué.
Os três autores marcaram presença na sessão realizada ao fim da tarde, na Casa da América Latina.
"Há uma grande tradição de edição de autores latino-americanos em Portugal e aquilo que gostaríamos de mostrar é que, perdoem-me a ousadia, há muito mais para além de García Marquez, que há novos autores a serem descobertos", disse Francisco José Viegas, director editorial da Quetzal.
"Acreditamos na sua qualidade e também numa certa especificidade do mapa latino-americano", sublinhou.
Álvaro Uribe, Andrea Blanqué e Héctor Abad Faciolince vieram a Portugal para lançar os seus livros no décimo encontro de autores de expressão ibérica Correntes d'Escritas, o maior evento literário realizado em Portugal.
Héctor Abad Faciolinceb é o único dos três autores já publicado em Portugal com "Tratado de Culinária para Mulheres Tristes" e "Fragmentos de Amor Furtivo".
Francisco José Viegas anunciou que pelo menos outros cinco autores latino-americanos vão ser publicados na nova colecção e estarão presentes no encontro internacional Literatura em Viagem (LeV), de 18 e 21 de Abril, em Matosinhos.
ANC.
Lusa/fim