Numa vida dedicada (quase em pleno) à obra do arquiteto bracarense do século XVIII, faltava ao historiador Eduardo Pires de Oliveira somar este feito: um livro infantojuvenil. “André Soares” é apresentado este sábado, no Convento dos Congregados, em Braga, pelas 11 horas.
Corpo do artigo
Com linguagem acessível, mas sem descurar o rigor técnico e científico (há um glossário que permite a melhor compreensão de determinados termos), Eduardo Pires de Oliveira faz um resumo do principal património que contou com a visão do artista André Soares.
O arquiteto que viveu no século XVIII é hoje reconhecido como um dos mestres do rococó. Em Braga, deixou marca em várias dezenas de locais, entre os quaisquer o Convento dos Congregados (onde é apresentado o livro), parte do Bom Jesus do Monte ou do Hospital de S. Marcos.
O lançamento do primeiro livro infantojuvenil da autoria do historiador bracarense - amplamente reconhecido pelo seu trabalho de pesquisa e conhecimento sobre vida e obra de André Soares - acontece pela mão da Junta de Freguesia de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto.
O livro, já apresentado e oferecido no Agrupamento de Escolas André Soares, é agora levado ao público geral, no Salão Nobre do Convento dos Congregados, na Avenida Central. À apresentação segue-se ainda uma visita, guiada pelo próprio historiador, às obras de André Soares.