Youtuber Luccas Neto é fenómeno de popularidade entre o público infantil. Inicia hoje digressão lusa.
Corpo do artigo
Quem não convive com crianças provavelmente desconhece que "ser aventureiro também é ser companheiro". Assim proclamam Luccas Neto e a Escola dos Aventureiros.
Luccas Neto está no pódio dos youtubers brasileiros, com 35 milhões de seguidores e mais de 13 mil milhões de visualizações, e tem datas quase esgotadas na Altice Arena, em Lisboa (uma hoje e duas amanhã) e no Pavilhão Multiusos de Guimarães (de 19 a 21, com dose dupla a 20), sendo que as únicas sessões que não estão esgotadas são as de sexta 19 e domingo 21. Estas serão as terceiras datas para um encontro que a pandemia teima em adiar. A fórmula para todo este êxito é, segundo o que o empresário de 29 anos revelou em entrevista, "a responsabilidade social no entretenimento para crianças".
Família midas
O clã Neto parece ter um toque de Midas no entretenimento digital. O irmão mais velho de Luccas é o youtuber Felipe Neto, que ostenta 43 milhões de inscritos no seu canal e é uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo segundo a revista "Time".
Se no início os vídeos do Luccas Toon careciam de grande produção ou cuidado com o conteúdo, Luccas Neto, aconselhado pela mãe, Rosa Neto, que é portuguesa e pedagoga, começou a ter uma equipa para validar os conteúdos didáticos que promove. A partir daí, o céu foi o limite, convencendo filhos e pais. Temas como a importância da união, da amizade e do amor, assim como matérias mais quotidianas (a importância de uma alimentação saudável, higiene dentária) passaram a fazer parte das suas temáticas.
A sua "irmã" na ficção, Giovanna Alparone, mais conhecida como Gi, é das favoritas dos mais novos. Assim como a sua namorada Jessi, aliás Jessica Diel, com quem casou este ano e teve o primeiro filho na vida real, Luke.
No espetáculo musical "Luccas Neto e Escola de Aventureiros" pretende-se mostrar às crianças o que é preciso para se tornarem aventureiros de verdade. Para realizar essa missão, é preciso passar por diversas tarefas, sendo necessário provar que se tem um bom coração e que é preciso fazer o bem para conquistar a pedra do poder.
Para ajudar a Foca favorita, o Aventureiro Azul (Luccas Neto) traz a Portugal quatro novas personagens, Rafa, Yuri, Mandy e Lais, que também sonham tornar-se distintos aventureiros e derrotar os vilões.
Merchandising diverso
O êxito deste youtuber é tal que, mesmo sem ser "nas melhores lojas do Brasil" (como promove nos seus episódios), consegue-se encontrar merchandising variado sobre este personagem. Há livros (o primeiro vendeu 55 mil exemplares numa semana, ultrapassando a marca de J. K. Rowling) e bonecos que falam, fruto de uma parceria que assinou com uma marca de brinquedos, assim como cromos e jogos. E também há filmes, 11, alguns deles na Netflix; o 12.o está em produção.