Festival Party Sleep Repeat decorre este sábado em São João da Madeira e terminará já na madrugada de domingo. Além de Pluto, há Expresso Transatlântico, Conjunto Corona, Hetta, Conferência Inferno, Velho Homem e DJ Lynce, entre outros.
Corpo do artigo
Festejar, dormir e repetir. Foi esse o lema que os amigos de Luís Lima, um jovem que faleceu em 2012, vítima de doença oncológica, encontraram para o homenagear. Mas aquilo que era para ser apenas um evento único cresceu, espontaneamente, e transformou-se num festival de música anual.
Este sábado, o Party Sleep Repeat volta hoje a encher a Oliva Creative Factory, em São João da Madeira. Começa às 16 horas, vai pela noite fora.
Os Pluto – de quem Luís era fã, afinal, o alinhamento do festival ainda é feito a pensar nele – integram um cartaz que reúne também Conjunto Corona, Hetta, Expresso Transatlântico, Conferência Inferno, Velho Homem e DJ Lynce, entre outros artistas alternativos.
Quatro palcos abertos
“O festival está em constante evolução. No início só tinha um palco, hoje tem quatro. Temos um cartaz dirigido a quem se interessa por música mais alternativa, ou que segue movimentos underground da música portuguesa. Mas, depois, verificamos que temos pessoas de todas as idades a vir”, diz Tiago Valente dos Santos, presidente da Associação Cultural Luís Lima, organizadora do evento.
O facto de o Party Sleep Repeat ser um festival com vertente “solidária [apoia famílias carenciadas e projetos de investigação contra o cancro], familiar e de amizade” tem sido, aliás, um dos seus fatores distintivos.
O arranque é às 16 horas, no Centro de Arte Oliva. E é aí que a voz e a música eletrónica de Meta – nome artístico de Mariana Bragada – vão ecoar nas mesmas paredes que acolhem, por estes dias, uma exposição do fotógrafo Alfredo Cunha sobre o 25 de Abril.
Ligam-se as colunas, de seguida, no Palco Terraço, com vista aberta sobre a cidade, onde atuam Velho Homem e Minus & Mr Dolly. E a música segue, a partir das 19.10 horas, no Palco Alameda, montado na rua Paula Rêgo. Conferência Inferno, Hetta e Echoes of Zoo são os nomes do fim de tarde.
A Sala dos Fornos da Oliva Creative acolhe os concertos da noite, a partir das 22.20 horas. São eles, por ordem: Expresso Transatlântico, Pluto, Conjunto Corona e, a fechar, os ritmos sírios de Rizan Said, com DJ Lynce a atuar às 3.40 horas.
“Tentamos programar pensando, sempre, se seria uma proposta de que o Luís iria gostar e com a qual ele iria vibrar. Ainda que cada vez seja mais difícil...”, assegura Tiago Valente dos Santos.