O maestro Luís Clemente venceu o Concurso Internacional de Direção de Orquestra Sinfónica em Budapeste, anunciou este sábado a Banda Sinfónica da Covilhã.
Corpo do artigo
"O maestro Luís Clemente ganhou o 1.º prémio atribuído pelo maestro e solistas, no concurso internacional de direção de orquestra sinfónica em Budapeste. O concurso baseia-se no trabalho prático de direção e interpretação, e existe desde 1998", lê-se no comunicado enviado à Lusa.
O concurso foi coordenado pelo maestro Michael Dittrich, da Orquestra Sinfónica de Viena, e da Orquestra Sinfónica do Danúbio, tendo participado dez maestros de vários países, nomeadamente Itália, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Polónia, Tailândia e Estados Unidos, além de Portugal.
"A competição tem como base a prestação de cada maestro nos ensaios que decorrem durante duas semanas. O repertório deste ano foi a Sinfonia N.º 4 de Tchaikovsky, a Sinfonia N.º 4, de Mahler, e o Concerto para Violino de Tchaikovsky", explica o documento.
Com esta vitória, Luís Clemente ganhou um convite para dirigir a Orquestra Sinfónica da Hungria, na próxima temporada.
Luís Clemente frequenta, atualmente, o doutoramento em Direção de Orquestra, na Universidade de Aveiro, é responsável pelo Centro de Estágio de Direção de Orquestra de Sopros, e maestro da Banda Sinfónica da Covilhã, da qual assume, no próximo dia 10 de outubro, a direção musical.