Depois de um arranque, em julho, com os espetáculos de Marquise e Rita Vian, emmy Curl e Homem em Catarse, a programação cultural deste ano dos Banhos Velhos - Taipas Termal, em Guimarães, vai ser encerrada, a 12 de setembro, pelos intemporais Mão Morta, com direito a DJ set de Jubilee.
Corpo do artigo
Antes disso, a 22 de agosto, o palco é dos Ganso e dos IBSXJAUR e, no dia seguinte, de Noise at Valve, Correr Andar e Theo.
A 14.ª edição desta temporada cultural está a ser novamente marcada por recordes de afluência de público. Para Luís Mota, da organização, este é já "um marco importante na programação cultural da região, valorizado por um sítio com uma mística tão única". Segundo explicou, a missão mantém-se inalterada: "descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre".
Formados em Braga, em 1984, os Mão Morta rapidamente se tornaram uma das bandas mais influentes do rock português, aclamados por críticos e artistas como Nick Cave e Jello Biafra. Com uma discografia de 17 álbuns de originais e presença em grandes festivais como Paredes de Coura, Rock in Rio e Primavera Sound, destacam-se pela fusão de música, literatura e espetáculos multimédia inovadores. Nos Banhos Velhos prometem revisitar alguns dos seus maiores êxitos.
Agendada para 6 de setembro está também uma visita noturna feita pelo historiador António Oliveira ao espaço dos Banhos Velhos, museu termal de Caldas das Taipas, e aos Banhos Novos, atual Balneário Termal de Caldas das Taipas. Durante a iniciativa, será feito um enquadramento histórico sobre os dois estabelecimentos termais.
A reta final da programação ficará ainda marcada pelo regresso do teatro, com a apresentação, a 27 de setembro, de "Uma Noite em Família", do grupo ATRAMA. Todas as iniciativas são de entrada livre.