O país despertou com a notícia da morte de Marco Paulo, e não tardaram as homenagens. Daniel Oliveira, diretor de programas da SIC, escreveu que o cantor, com quem trabalhou, "manteve-se fiel à pessoa que sempre foi" até ao fim e "só queria ser gostado".
Corpo do artigo
Rosto da SIC nos últimos anos, onde tinha o programa "Alô, Marco Paulo", o intérprete de "Eu tenho dois amores" está a ser o foco da estação de Paço de Arcos, somando-se às homenagens prestadas através das redes sociais.
"Quis cantar até ao fim, quis fazer o programa até ao fim. Quis receber todos até ao fim. Quis ser tudo até ao fim. Rimo-nos todas as vezes em que estivemos juntos. Todas mesmo, até nas últimas. Desafiou todos os terríveis diagnósticos que teve ao longos de três décadas e manteve-se fiel à pessoa que sempre foi", sublinhou Daniel Oliveira, o diretor de programas da estação.
O também apresentador partilhou várias imagens dos dois, notando que o malogrado artista não era consensual, "até porque raramente não dizia o que lhe vinha à cabeça, o que poderia ser bastante desconcertante".
"Tinha uma autoestima aprumada pelo tremendo sucesso que o tornou o mais popular dos cantores em Portugal, mas no fundo e até ao fim só queria ser gostado, ter atenção", acrescentou Daniel.
"O programa deu saúde ao Marco", garantiu Ana Marques, ao recordar o amigo, com quem apresentou durante muito tempo o "Alô Marco Paulo", esta manhã, no "Casa Feliz".
A apresentadora recebeu a notícia da morte do cantor a meio do "Alô Portugal", que conduz diariamente com José Figueiras, e já não conseguiu terminar o programa.
"Ficámos aqui agora sem palavras, por uma notícia que acabaram de nos dizer. O Marco Paulo acaba de nos deixar. Partiu o nosso Marco, acaba de nos deixar. Faleceu há poucas horas", afirmou Figueiras, também nitidamente comovido.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda-o como uma figura que "esteve presente na vida musical portuguesa longas décadas".
Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, destacou Marco Paulo como uma "grande referência da cultura portuguesa. ""Deixa um legado musical marcante, que atravessa gerações e une Portugal", acrescentou.
"Um grande aplauso" para o "nosso Marco Paulo" foi o que pediu o apresentador João Baião, na legenda de uma fotografia que tirou com o artista.
Cristina Ferreira também já se despediu de Marco Paulo. "Um dos maiores artistas deste país", enalteceu a diretora e apresentadora da TVI.
Em comunicado enviado às redações, a ministra da Cultura, Dália Rodrigues, destacou que Marco Paulo "foi um dos artistas portugueses mais acarinhados das últimas décadas, e cujas canções são conhecidas e entoadas por diferentes gerações".
“Meu amor, tenho a certeza que Nossa Senhora, a nossa mãe, já está junto a ti. Nós perdemos o nosso Marco Paulo, que com a sua voz e a sua alegria nos encheu tanto e tanto... e tantas vezes o nosso coração. Até sempre, meu bom amigo. Descansa em paz", publicou a atriz Sofia Alves.
Em direto na SIC Notícias, a atriz Noémia Costa prestou igualmente tributo ao "grande amigo" Marco Paulo, garantindo que o "ícone da cultura portuguesa" será "recordado para sempre". Pediu ainda que, "neste momento de dor", a família seja respeitada. "Não têm sido dias fáceis", acrescentou.
“Se há pessoa que soube honrar a vida, essa pessoa foste tu. Nunca desististe, lutaste sempre até ao fim. Ensinaste-nos todos os dias o efeito e a força que o amor tem em nós. E ensinaste-nos que, rodeados desse amor, conseguimos superar-nos e conseguimos ir até onde achávamos que não seria possível. Foste sempre uma força da natureza, um verdadeiro vencedor. Devemos um enorme Obrigada! Obrigada pelo tanto que nos deste. Obrigada pelo tanto que partilhámos juntos. Até sempre, meu querido”, escreveu a apresentadora Fátima Lopes.
“Para sempre nós nossos corações, meu querido Marco Paulo. Descansa em paz, meu amigo”, afirmou a cantora Ruth Marlene. Já Luciana Abreu confessou que não sabe como vai dar a notícia às filhas gémeas.
“Sempre a sorrir como sempre nos recebeste e habituaste, é assim que vais ficar nas nossas memórias eternamente. Com amor, para sempre Marco Paulo", frisou Romana.
Nuno Eiró relembrou “uma das muitas entrevistas” que fez a Marco Paulo. “O que me fica no coração é tudo aquilo que as câmaras não gravaram. A sua gentileza, carinho, cuidado e os seus telefonemas todos os Natais. Obrigado, Marco. Continuarei a cantar-te a plenos pulmões", escreveu.
“Até sempre, querido Marco Paulo! O Sol nasceu, mas hoje foi um dia de mudança… É com tristeza que te vemos partir, mas é com Alegria que sempre te iremos recordar! Obrigada, Marco”, partilhou a apresentadora Andreia Rodrigues.
A atriz Fernanda Serrano destacou as memórias “a ouvir cantar as músicas do cantor Marco Paulo que hoje nos deixou”. “Uma derrota. Uma perda. Fica a voz de sempre", lamentou.