Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas- Artes Circenses foi atribuído esta sexta-feira. O galardão é atribuído alternadamente entre personalidades das artes circenses e da área da dança.
Corpo do artigo
Margarida Montenÿ, acrobata e performer natural de Faro, foi distinguida esta sexta-feira, 13 de dezembro, com o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses, numa cerimónia realizada no Coliseu Porto Ageas. Com apenas 25 anos, Margarida destaca-se pela sua abordagem transdisciplinar e inovadora ao universo do circo contemporâneo.
Formada na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo – Chapitô, Margarida construiu um percurso diversificado, colaborando com companhias e artistas de renome, como o Ballet Contemporâneo do Norte, a Companhia Erva Daninha e a Orquestra Filarmónica Portuguesa. Entre as suas criações destacam-se “BLUE” (2023), uma coprodução com o Teatro Municipal do Porto, e “Simulacro” (2022), explorando novos limites da coreografia e da performance.
“Receber este prémio é uma honra imensa e um reflexo do esforço coletivo pelo reconhecimento do circo em Portugal. Espero que este prémio inspire novas oportunidades para o setor continuar a crescer e a transformar-se”, afirmou a artista.
O Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas, lançado em 2021 em parceria com o Grupo Ageas Portugal, promove talentos emergentes no circo e na dança, atribuindo anualmente cino mil euros para reconhecer mérito e incentivar carreiras promissoras. Ana Isabel Castro e Daniel Seabra foram os anteriores contemplados.
Nesta edição o júri foi composto por cinco nomes relevantes nesta área artística: Isabela Cardinali, Israel Modesto, Luís de Matos, João Paulo Santos e Julieta Guimarães.