“Alive”, de MauríciaS, assinala o arranque da primeira edição do Avant’Arte, um ciclo de exposições artísticas que terá lugar, ao longo do ano, no hotel Torel Avantgarde, no Porto. O ciclo, que pretende dar a conhecer o talento de jovens artistas portugueses, inaugura este sábado, às 16 horas.
Corpo do artigo
“A portugalidade é um dos valores base do Torel Avantgarde e do grupo Torel Boutiques e, por esse motivo, queremos ser impulsionadores de artistas emergentes nacionais,” explica Liliane Pereira, manager daquela unidade hoteleira instalada desde 2017 na rua da Restauração no Porto. O único “city resort” de 5 estrelas do Porto, abre as portas à comunidade local e estrangeira para reforçar o papel de “filantropia na cidade”. A exposição poderá ser visitada até ao final de maio de 2024, todos os dias entre as 10 e as 19 horas.
As várias obras de Maurícias, que inauguram este ciclo expositivo, este sábado, serão distribuídas pelos diferentes espaços interiores do hotel, “procurando transmitir a cor e formas disruptivas” que distinguem o trabalho da artista. “A seleção inicial é uma mostra de sentimentos sem conotação temporal, onde o retratado apela à sensibilidade da emoção”, explica a autora. A ideia, diz a artista, é “apresentar uma exposição rotativa de pinturas que mudarão ao longo do tempo”, lê-se no comunicado enviado pela The Mad Art Gallery, que tem a curadoria do projeto.
A curadora da exposição, Marlene Azevedo, pretendeu “criar um espaço onde a expressão artística pudesse vibrar com a intensidade da vida”. Segundo o comunicado, esta exposição é uma celebração da vida, dos sentimentos humanos, numa curadoria que “destaca o papel da mulher como protagonista e inspiração para muitas das obras em exibição, oferecendo um espaço para reflexão e celebração da feminilidade.”
Maurícia Santos Ribeiro, conhecida por MauríciaS, vive e trabalha no Porto, para o mundo. O desenho, as artes plásticas, a fotografia e a arte digital fazem parte da matéria-prima da artista, que concluiu o curso livre de Desenho na Cooperativa Árvore em 2010, e também o Curso Profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia do Porto. Segundo o perfil disponibilizado pela curadoria, MauríciaS define-se como “uma artista contemporânea que procura representar sentimentos na sua pluralidade artística” e que “acredita que a inclusão de sentimentos é essencial para a execução da arte em qualquer material ou combinação”.
“A fragilidade, a jovialidade, ou a introspecção” protagonizam esta primeira mostra de MauríciaS no Torel Avantgarde, hotel que, desde a abertura, “procura levar para dentro de portas a arte e a criatividade, proporcionando uma experiência mais rica e imersiva não só a hóspedes, como a toda a comunidade”. Conhecido como o mais premiado hotel da coleção Torel Boutiques, o Torel Avantgarde recebeu em 2023 o prémio de Melhor Hotel de Cidade da Europa pelos “Haute Grandeur Awards”, tendo também conquistado o título de “único city resort da cidade do Porto” pelas suas múltiplas valências.
A The Mad Art Gallery aposta uma vez mais em locais diferentes para expor, como é apanágio, tendo como objetivo levar a arte até públicos diferenciados. Em menos de dois anos, a curadora Marlene Azevedo produziu oito exposições, em locais como Lisboa (The Lumiares Hotel Spa), no Porto (In Porto Gallery Hotel), Vila nova de Gaia (Wow), Castelo de Paiva (no CICL) e Melres, Gondomar, (Museu de Melres e Medas).