O Verão entra agora na etapa derradeira e, não tarda nada, estamos no Outono. Os dias já estão mais curtos e o clima, pelo menos a Norte, apresenta-se bastante incerto.
Corpo do artigo
Manhãs e noites mais frias constrastam com o calor do início da tarde. Mudanças de temperatura que levantam muitas dúvidas na hora de escolher o que escolher roupa. O ideal é vestir a roupa por camadas e ir tirando as peças, consoante a necessidade e o calor. No entanto, "não convém descurar o visual", alerta o produtor de moda, Miguel Correia.
Nos dias de maior incerteza, a primeira peça a saltar do armário deve ser "um top bonito", mesmo que o termómetro apresente temperaturas menos aprazíveis. Para prevenir o frio, "deve escolher um blusão de meia-estação, nem muito quente, nem demasiado fresco. O ideal é um blusão de ganga moderno", aconselha o especialista. "Um cachecol ou um casaco de malha fininha também protege e dá sempre um toque de elegância", acrescenta Miguel Correia. Como complemento, os lenços também se apresentam como acessórios pertinentes para proteger o pescoço e dar um toque de classe. Quando a meteorologia prevê aguaceiros, a escolha exige "um trench-coat impermeável, mas leve e com bom corte para marcar bem a silhueta". "Não precisa ser um modelo invernoso, pois a chuva ainda é quente. Basta proteger da humidade", avisa o responsável pelo styling dos desfiles da Modalfa. A todas as sugestões basta acrescentar um vestido, saia ou calças. "Os jeans são sempre uma boa opção, até porque, dependendo da forma como se conjuga, servem para várias ocasiões".
As dúvidas não se ficam só pela roupa, mas também pelo calçado. Apesar do friozinho que se possa sentir em algumas horas do dia, Miguel Correia não tem dúvidas que "a época ainda exige sandálias". "Estamos no Verão e uma sandália é sempre elegante, mesmo que chova". Nos dias menos quentes, ele indica "modelos mais fechados e compensados". Para o produtor, mesmo que apeteça, não há que ceder à vontade de calçar "uns sapatos e muito menos botas. "Isso nunca, pois o calendário ainda marca o Verão", conclui.