
A "Turma da Mónica Jovem", a versão adolescente em estilo manga (o favorito dos adolescentes) de Mónica, Cebolinha e Cascão, o mais recente êxito de Maurício de Sousa, já está disponível nos quiosques portugueses.
Corpo do artigo
Na origem do projecto, desenvolvido ao longo de mais de um ano, esteve a vontade do autor de chegar também ao público adolescente. Daí o facto de os heróis da Turma que todos conhecemos como crianças rondarem agora os 15, 16 anos, com as diferenças óbvias, reveladas desde logo nas poses sensuais de Mónica e de Magali (que continua a comer muito, mas de forma equilibrada), no facto de o Cebolinha - agora, Cebola - só trocar os "rr" pelos "ll" quando está nervoso ou de o Cascão já tomar banho.
O facto de a colecção ser especialmente vocacionada para os adolescentes foi decisivo na escolha do estilo manga, aquele que eles mais lêem, e na adequação da temática aos seus interesses, dando-lhe mesmo um tom de aventura fantástica nos primeiros quatro tomos.
A partir do quinto, o quotidiano e as suas preocupações serão a temática dominante pois, como referiu Maurício de Sousa ao JN durante a sua passagem pelo Festival de BD da Amadora, em Novembro passado, a "Turma da Mónica Jovem" (nome escolhido por votação dos fãs pela internet) "vai permitir-nos abordar temas importantes para os jovens, como acne, namoro, sexo seguro, gravidez indesejada ou incorporação no exército, numa perspectiva educativa e didáctica".
A "Turma da Mónica Jovem" (publicada em volumes mensais de 130 páginas a preto e branco, que custam 2,10 euros em Portugal, começou com tiragens de 50 mil exemplares, que esgotaram rapidamente, o que obrigou a várias reimpressões, tendo no quinto volume atingido os 400 mil exemplares, distribuídos em quiosques e livrarias (onde têm estado recorrentemente no top dos mais vendidos), o que faz dela a revista mais vendida no Brasil nos últimos 30 anos.
