Membro fundador dos Belle Chase Hotel, o músico João Baptista morreu, aos 54 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Corpo do artigo
Com Antoine Pimentel (bateria), Filipa Cortesão (violino), JP Simões (Voz), Luís Pedro (piano, bandolim, acordeão), Marco Henriques (saxofone), Pedro Renato (guitarras), Raquel Ralha (voz) e Sérgio Costa (guitarra e flauta transversal), o baixista João Baptista fez parte do núcleo original de membros fundadores dos Belle Chase Hotel. O projeto musical, sediado em Coimbra, obteve grande reconhecimento na segunda metade dos anos 90 e primeiros anos da década seguinte, graças a uma mistura de géneros que incluía o jazz, o rock, o pop e a bossa nova.
Natural de Castelo Branco, esteve ligado a Coimbra durante boa parte da sua vida. Foi já na cidade do Mondego que fez parte dos Extrema Unção, banda que chegou a ser incluída no alinhamento de "Divergências", uma compilação que o músico João Peste fez em 1986 para a editora Ama Romanta.
Ainda antes de integrar os Belle Chase Hotel, formou os Café Bagdad, no início dos anos 90, enquanto estudava em Lisboa.
Depois de dois anos a viver em França, regressou a Coimbra para participar nos dois álbuns dos Belle Chase Hotel, "Fossanova" (1999) e "La Toilette des Étoiles" (2000).