O ator John Amos, de 84 anos, conhecido pelos seus papéis na minissérie “Roots” e “Good Times”, morreu em 21 de agosto em Los Angeles. A notícia só foi adiantada esta semana.
Corpo do artigo
O assessor de Amos confirmou a morte à "CBS News" e partilhou um comunicado da família.
“É com sincera tristeza que partilho convosco que o meu pai fez a transição”, disse o filho, Kelly Christopher Amos, em comunicado. "Era um homem com o coração mais bondoso e era amado em todo o mundo. Muitos fãs consideram-no o seu pai na televisão. O seu legado viverá nos seus excelentes trabalhos na televisão e no cinema como ator. O meu pai adorou trabalhar como ator durante toda a sua vida".
Antes de chegar ao mundo do entretenimento, Amos foi assistente social em Nova Iorque e teve uma carreira no futebol profissional nos Kansas City Chiefs. Trabalhou também como redator de publicidade e comédia, serviu na Guarda Nacional de Nova Jérsia e foi incluído no Hall da Fama do estado em 2020.
A carreira de Amos na televisão, no cinema e no teatro durou mais de cinco décadas. Interpretou o meteorologista Gordy Howard em “The Mary Tyler Moore Show” e protagonizou o papel de James Evans Sr. durante três temporadas de “Good Times”. Em 1977, interpretou Kunta Kinte em “Roots”, uma minissérie que contava a história de uma família afroamericana através de gerações da história dos EUA, desde a escravatura até à liberdade. Protagonizou ainda o filme "Coming to America" de 1988 e a sua sequela de 2021. A sua última aparição no cinema foi na comédia da Netflix “Me Tyme”.
Amós casou-se em 1965 com a artista Noel Mickelson, com quem teve dois filhos, Shannon Amos e Kelly Christopher Amos. Separaram-se em 1975. O ator foi ainda casado com a atriz Lillian Lehman durante um ano.