A cantora norte-americana Whitney Houston morreu sábado, aos 48 anos. O corpo da "A Rainha da Pop" foi encontrado no chão do quarto de um hotel de Los Angeles. Organizção dos Grammy trabalha para homenagear a cantora.
Corpo do artigo
"Infelizmente é verdade", disse um porta-voz da família, Jill Fritzo, que não adiantou pormenores sobre as causas da morte.
A polícia também confirmou a morte da cantora considerada a "A Voz" e a "Rainha da Pop" num breve comunicado lido à entrada do hotel Beverly Hilton, onde vários nomes de destaque da música norte-americana estavam a reunir-se para o jantar de antecipação dos Grammy, previsto para este domingo e organizado pelo produtor Clive Davis, que lançou a carreira de Whitney Houston.
A polícia de Los Angeles explicou que recebeu uma chamada de emergência de alguém da equipa que apoiava Houston e encontrou depois o corpo da cantora no chão do quarto de hotel que ocupava no 4.º andar da unidade hoteleira, tendo sido realizadas tentativas de reanimação, sem sucesso.
"Não há sinais claros de ocorrência de um crime, mas a causa da morte ainda está a ser investigada", acrescentou um porta-voz da polícia.
A cantora enfrentava um grave problema de adição à droga que a levou a deixar de cantar durante anos. Ainda recentemente o tablóide britânico "The Sun" publicou um artigo a recordar os problemas de dependência da actriz, que não parecia estar muito bem.
Whitney Houston foi influenciada por uma família de grandes vozes, como a mãe, Cissy Houston, e as primas Dionne Warwick e a já falecida Dee Dee Warwick. Enquanto artista, somou múltiplos prémios, entre Emmy, Grammy e Billboard Music, honrando a memória e a voz da madrinha Aretha Franklin.
A carreira de Whitney Houston ficou marcada por êxitos dos anos 80 e 90 como "How Will I Know", "Saving All My Love for You" e "I Will Always Love You", que lhe mereceram vários prémios Grammy, e pela participação no filme "The Bodyguard".
Entretanto vários artistas estão a publicar nas redes sociais mensagens de homenagem à cantora.
"De coração partido e em lágrimas pelo choque da morte da minha amiga...Ela nunca será esquecida como uma das grandes vozes que já passou pela terra", escreveu Mariah Carey no Twitter.
Christina Aguilera escreveu também na sua página da mesma rede social que "se perdeu mais uma lenda. Amor e orações para a família de Whitney. Vamos ter saudades", enquanto que Rihanna disse estar "sem palavras! Só lágrimas #Querida Whitney".
Whitney Houston vendeu mais de 170 milhões de discos em todo o mundo, mas a sua carreira foi seriamente afectada pela relação atribulada com o ex-marido Bobby Brown e pelo consumo de drogas.
A cantora foi distinguida com 26 American Music Awards e seis Grammy.