Fórum da Maia acolhe sábado, e até 23 de fevereiro, certame dedicado à ilustração e quer questionar o estado do Mundo. Todas as exposições e atividades têm entrada gratuita.
Corpo do artigo
A 14.ª edição da Uivo - Mostra de Ilustração regressa este sábado à Maia com mais de 25 artistas que vão "questionar quais e como se tratam as doenças do mundo". A temática deste ano é "Imagens e patologias(?)"
Em declarações à Lusa, a curadora do evento organizado pela divisão de Cultura da Câmara da Maia, Cláudia Melo, referiu que a Mostra "é para toda gente" e salientou a novidade da edição de 2024: um Mercado da Ilustração.
"É um mercado no sentido tradicional, com música, workshops, lançamentos de livros, apresentações, um encontro de artistas, obras e público", disse.
A responsável salientou que o objetivo é "questionar, através da ilustração, que patologias são estas, questões como a fome, a guerra as migrações". A 14.ª Mostra "não quer propriamente dar respostas, mas levar as pessoas a esse questionamento e depois é com cada uma delas pensar e chegar a conclusões".
Debater a Inteligência Artificial
Cláudia Melo salientou ainda a presença da Inteligência Artificial generativa na Uivo: "Queremos também chamar a atenção para as novas ferramentas na ilustração, o que está a mudar por exemplo com a Inteligência Artificial, queremos lançar esse debate".
A Uivo vai decorrer até dia 23 de fevereiro no Fórum da Maia, mas também no exterior, estendendo-se "a várias comunidades", em escolas ou outros locais.
"Vamos ter várias oficinas criativas e uma Mostra para os mais pequenos, o Uivinho, ações criativas participadas pela comunidade, ilustrações nas paredes exteriores do Fórum da Maia, e mais de 100 ilustrações vão estar espalhadas pela cidade", apontou.
O arranque da Uivo vai ser marcado por um "Fim de semana a uivar" e pelo 1.º Mercado da Ilustração, que vai decorrer também no Fórum da Maia e onde estarão representados ilustradores como Catarina Gomes, Eva Evita, Helena Rocio Janeiro, Oficina Arara, R. Gritto, IPCA, Cristina Viana, Bárbara R., entre outros.
A programação do mercado inclui ainda DJ sets e o projeto "Tatuava-te se uivasses", uma "provocação" do estúdio de "flash tattoos" que irá mostrar o seu catálogo com mais de 700 desenhos de Cristina Viana e de outros artistas que com ela colaboraram.
Também sábado, às 18 horas, é inaugurada uma exposição com obras de 25 artistas nacionais e internacionais patentes nas Galerias do Fórum da Maia.