A Mostra Estufa, programa da Erva Daninha com o apoio do Teatro municipal do Porto, oferece todos os anos irreverentes propostas de circo contemporâneo de jovens artistas do Porto, ou residentes no Porto.
Corpo do artigo
Nesta edição foram escolhidas três propostas de técnicas diversas: trapézio metálico, acrobacia aérea e dança acrobática.
Como explica Vasco Gomes, responsável da mostra, o projeto “Blue” de Margarida Monteny, reflete “sobre o peso da existência e do coletivo e onde estamos”. A artista está suspensa numa corda segura por três bailarinas, enquanto a plateia está toda sentada no palco e consegue observar, de perto, “todo o esforço que é feito, a tensão nas mãos, um trabalho espetacular”, descreve.
Como explica Vasco Gomes, esta foi também a edição em que os artistas foram selecionados com mais tempo, o que lhes permitiu também concorrer a outros apoios como foi o caso de “Blue” que tem também o apoio da DG Artes e da GDA.
O segundo espetáculo a edificar a Mostra deste ano é “Pindorama”, do brasileiro Vitor Abreu. Como explica a palavra significa “Brasil”, em tupi-guarani. O artista especializado em mastro chinês, decidiu desta feita ter uma relação telúrica, metáfora para a busca pelas suas raízes. Numa intricada dança acrobática enraizada nos rituais de candomblé e na capoeira, desenvolve uma poética coreografia, bastante efetiva pelo seu controle físico. Numa recriação que quase parece etérea são cortantes os sons das violentas vergastadas, com que debulha o ar.
A encerrar o programa está “Ru/tura” de David David. A produção põe em foco a problemática das emoções humanas que diz o criador se torna “num processo de sabotagem e degeneram em autodestruição”.
A anatomia humana é testada numa violenta confrontação entre o corpo do intérprete e um trapézio metálico, que vai produzindo sons industriais, segmentados apenas pela voz do cantor que o acompanha ao vivo, e com a sua voz angelical, vai adocicando o pesado ar repleto de sons de correntes. Três técnicas para ver o Mundo.
Teatro do Campo Alegre
Sexta e sábado