Leo, a comédia musical em formato de animação dirigida por Robert Smigel, David Wachtenheim e Robert Marianetti é uma excelente aposta da Netflix para o público infantil.
Corpo do artigo
Leo, um lagarto de 74 anos que viveu toda a sua vida com uma tartaruga por companheiro, num terráreo de uma escola descobre que a sua vida está prestes a terminar. Segundo os seus cálculos e dados revelados pelos alunos, aos 75 anos a sua vida finda.
Perante esta inevitabilidade começa a sonhar com todas as coisas, mesmo as mais triviais, que deixou por fazer, como comer mosquitos em pleno voo e não ser alimentado à boca, ou beber água da chuva em poças de lama. Com a chegada de uma professora substituta Miss Malkin que utiliza os velhos métodos de ensino, os alunos deverão levar as mascotes da turma para casa, aos fins de semana, para provar a sua responsabilidade.
Esta é a oportunidade de ouro para Leo que enceta um plano de se escapar, quando estiver em casa de um dos alunos e viver a sua vida em liberdade, preferencialmente nos Everglades, uma região pantanosa subtropical localizada no sul da Flórida. Mas, com a sua sapiência acumulada de gerações e gerações de alunos percebe que esta nova geração tem muito para aprender.
Revelando a cada um dos alunos que é capaz de falar, vai-lhes dando conselhos que alteram substancialmente as suas relações e estrutura social, levando a que cada vez se sintam mais integrados e comecem a funcionar como um todo. O seu êxito é tal que as crianças ganham um prémio da escola. Os louros são erroneamente atribuídos a Miss Malkin que começa a achar que os seus métodos de ensino são muito efetivos.
O pequeno senão é que diz a cada um deles que só fala na sua presença porque são muito especiais. Invejoso o seu companheiro , a tartaruga Squirtle tece um plano para desmascará-lo.
A desilusão das crianças é imensa. Quando finalmente atinge o topo de satisfação da sua carreira Miss Malkin não está disposta a descer do seu pedestal e manda o lagarto Leo para os Everglades.
Uma animação muito bem feita e uma grande metáfora sobre os processos educativos. Um guião muito bem conseguido para toda a família assistir.