Oitenta e três obras de Armanda Passos estão reunidas num espaço criado pelo Museu do Douro para homenagear a artista, nascida em Peso da Régua.
Corpo do artigo
O Museu do Douro passa a ser a casa de um número alargado de obras de Armanda Passos. A artista, nascida há 80 anos em Peso da Régua, dispõe agora de um espaço permanente no museu duriense, mais concretamente uma nova ala expositiva, permanente, que vai permitir ao visitante fazer um percurso pela diversidade de obras e diferentes técnicas usadas pela artista plástica, e ficar a conhecer melhor a sua arte.
Nas 83 obras da artista que é possível visitar, destaca-se a coleção de serigrafias, editada com uma técnica particular e pela própria Armanda Passos, constituída na sua maioria por provas de artista. Segundo o museu, o Espaço Armanda Passos é uma homenagem à mulher duriense e à obra emblemática da artista, “grande referência nacional e internacional ao nível das artes plásticas”.
Armanda Passos será também nome de um espaço na zona ribeirinha do Cais da Régua, onde estarão expostos elementos escultóricos.