As Noites Intercélticas voltam, este sábado, às 22 horas, à Casa das Artes dos Arcos de Valdevez, com o grupo irlandês Aibreán, disse fonte da MC - Mundo da Canção, empresa portuense responsável pela produção do evento.
Corpo do artigo
Quatro jovens músicos constituem esta formação, que inclui Nicola Joyce (voz/bodhran), Andy Laking (contrabaixo), Damien Mullane (acordeão/melodeão) e Donogh Hennessy (Guitarra).
Os Aibreán (nome que em gaélico significa Abril) são considerados pela crítica como agentes importantes na renovação da música tradicional da Irlanda, tendo-se apresentado em locais como a Ópera de Sydney, o Festival Belgium's Dranouter ou o Ireland's National Concert Hall.
Nicola Joyce (voz e percussão), descendente de uma família de músicos, cresceu em Galway e aprendeu a tocar instrumentos e a cantar desde muito nova.
As suas influências são diversas e incluem personalidades como Dolores Keane, Tom Waits, Ella Fitzgerald ou Joni Mitchell.
Também acompanha o grupo tradicional Gráda, estando muito envolvida na cena do bluegrass americano.
O contrabaixista Andy Laking vem da Nova Zelândia e tem um currículo musical muito diversificado, que inclui jazz, folk, música cigana e latina.
Participa regularmente em gravações de outros músicos e colabora com bandas como Gráda, Zoe Conway, Gerry O'Connor, Allan Kelly e muitos outros.
O jovem acordeonista Damien Mullane é conhecido pelo seu estilo arrojado e enorme virtuosismo. Tocou com a maioria dos nomes maiores da música irlandesa e tem no seu currículo vários prémios.
Obteve particular sucesso na sua colaboração na Hibernian Rhapsody, de Frankie Gavin, e regressou há pouco duma digressão pelos EUA com a Dublin Philarmonic Orchestra.
Donogh Hennessy (guitarra), considerado uma das figuras centrais da música tradicional irlandesa da actualidade, foi um dos mentores do celebrado grupo Lúnasa e um dos seus pilares durante oito anos.
O mais recente disco de Hennessy foi nomeado pela BBC como álbum folk do ano.
Tem actuado e gravado com músicos como Sharon Shannon, Frankie Gavin, John Spillane, Pauline Scanlon ou Roseanne Mackeenzie e é também muito requisitado como produtor.