Há mais de duas dezenas de momentos musicais para ver, gratuitamente, em locais icónicos da cidade de Guimarães nos próximos dias.
Corpo do artigo
O festival Allegro, ao chegar à sua nona edição, já faz parte da programação obrigatória do mês de julho na Cidade Berço. Entre esta quarta-feira e sábado, largos, praças, palácios e igrejas tornam-se palcos para a música clássica. O primeiro concerto, pelo ensemble de trombones Slide Bones Sybiosis, acontece às 22 horas desta quarta-feira, no Paço dos Duques de Bragança. Em simultâneo com o festival decorre, no Teatro Jordão, a 37ª edição do Prémio de Jovens Músicos, organizado pela Rádio Televisão de Portugal, através da Antena 2.
Este ano, o festival vai acolher conjuntos apresentados pelas três bandas filarmónicas do concelho - Moreira de Cónegos, Taipas e Pevidém. Constam também no cartaz o Quarteto de Cordas de Guimarães, os Jovens Cantores, a Orquestra de Guimarães e os coletivos Slide Bones Symbiosis e Klezmer Kafé.
No dia 11, a Orquestra de Guimarães, dirigida por Sílvia Sequeira, interpreta peças de Verdi e Puccini, na igreja de São Francisco, às 22 horas. Na sexta-feira (dia 12), há dois concertos: um recital de piano (João Almeida) e violoncelo (Carina Albuquerque), às 19 horas, no Paço dos Duques de Bragança; e a apresentação do Quarteto de Cordas de Guimarães, com peças de Mozart e Schubert, às 22 horas, no Convento de Santa Rosa de Lima (Domínicias).
O sábado, 12, é o grande dia do festival com nove concertos programados, a começar às 10 horas, com o Quinteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos, no Mercado Municipal e a terminar, às 23 horas, com a música judaica de raiz folclórica de Klezmer Kafé, no Largo de Donães. Destaque para o Recital Harpa e Canto - Concerto Comemorativo dos 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões, às 17 horas e trinta minutos, na Biblioteca Raul Brandão. A organização do festival Allegro pretende celebrar os 500 anos do nascimento de Camões e os 100 anos do nascimento do compositor português Joly Braga Santos.
As finais do Prémio Jovens Músicos, da RTP destinado a músicos portugueses ou a músicos estrangeiros residentes em Portugal há mais de 3 anos, ou que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino nacionais no ano lectivo de 2023/2024, decorrem entre 10 e 14 de julho, no Teatro Jordão e estão abertas ao público.