Os músicos portugueses André Baleiro e Pedro Costa foram galardoados no prestigiado concurso internacional Helmut Deutsch Lied Competition que decorreu em Viena, na Áustria.
Corpo do artigo
Considerados dois dos mais promissores músicos da nova geração, André Baleiro e Pedro Costa confirmaram as credenciais na edição deste ano do Helmut Deutsch Lied Competiti., concurso cimeiro do género que é presidido pelo pianista Helmut Deutsch.
O duo apresentou-se no concurso com um repertório que se focou nos compositores austríacos F. Schubert, H. Wolf, G. Mahler e A. Zemlinsky, tendo conquistado a preferência do júri. O barítono Pedro Costa ficou em segundo lugar na categoria de canto e Pedro Costa venceu o concurso de piano.
Apesar de jovens, ambos os músicos já têm um currículo recheado. A residir em Viena, Pedro Costa já se apresentou a solo com as orquestras Metropolitana, Sinfónica Portuguesa, Cascais e Oeiras, entre outras, além de ter obtido diversos prémios nos concursos "Interpretação do Estoril", "Prémio Jovens Músicos", "Louis Spohr Lied Competition" e o prémio Helena Sá e Costa.
Conclui os estudos superiores no Conservatório Real de Bruxelas com Piet Kuijken e especializou-se em interpretação de Lied com Julius Drake e Joseph Breinl na Universidade de Artes de Graz, Áustria. Atualmente, é Senior Lecturer na mesma universidade.
Por sua vez, André Baleiro já ganhou o Concurso Internacional Robert Schumann, em Zwickau, na Alemanha, e o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, em Lisboa.
Na sua formação constam passagens pela Escola Superior de Música de Lisboa, e Universidade das Artes, em Berlim, onde teve como tutores Siegfried Lorenz, Axel Bauni e Eric Schneider.