
John Fante
Direitos reservados
Reedição da saga completa de Arturo Bandini devolve-nos a prosa exata de um dos grandes escritores americanos do século XX.
O fim inglório ou os longos hiatos criativos não atrapalham o essencial: John Fante foi um dos grandes escritores americanos do século XX, de estirpe idêntica a um Steinbeck ou Scott Fitzgerald, cujo relativo esquecimento se deve mais a um conjunto de infortúnios ou reveses pessoais do que a uma efetiva ausência de mérito literário.
O tom sempre exato da sua prosa, liberto de adiposidades supérfluas, e o dinamismo de uma narrativa que se lê com uma fluência invulgar incutem aos seus livros uma contemporaneidade que apenas vem adensar ainda mais o mistério da sua semiobscuridade.
A influência que exerceu sobre os autores das gerações seguintes - Charles Bukowski, por exemplo, considerava-o "um deus" - veio corrigir parcialmente esse défice de reconhecimento, mas, em última instância, são sempre as reedições que permitem que um autor sobreviva à morte, chegando às gerações seguintes.
Por isso é tão significativa a reedição portuguesa, através da Alfaguara, da saga completa de Arturo Bandini, o alter-ego de John Fante que protagoniza os quatro volumes, cuja publicação se espraiou por mais de quatro décadas.
"A primavera há de chegar, Bandini" e "Estrada para Los Angeles" foram os primeiros a ser relançados, a que se juntou mais recentemente "Pergunta ao pó", o único êxito comercial que Fante conheceu em vida, restando apenas por sair "Sonhos de Bunker Hill".
Os dois primeiros títulos da tetralogia retratam exemplarmente uma América a tentar sair da Grande Depressão. Nesses anos, algures na primeira metade da década de 1930, o otimismo começa a estender-se pela emergente classe média. Mas não é por ela que o autor de "Confraria do vinho" se interessa. O que o move são as margens, as comunidades de imigrantes, de que ele próprio faz parte, em luta contínua para se manterem à tona numa sociedade desigual. É nesse cenário de pobreza mal disfarçada que acompanhamos Arturo Bandini, alma sensível com uma atração pelo risco.
A primavera há de chegar, Bandini
Estrada para Los Angeles
John Fante
Alfaguara
