Com 15 nomeações, novo filme de Edgar Pêra perfila-se como favorito. Vencedores conhecidos a 26 de maio.
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Adivinha-se fortemente disputada a corrida aos Prémios Sophia deste ano, cujos vencedores vão ser conhecidos no próximo dia 26 de maio, no Casino Estoril, numa edição subordinada ao tema “Cinema e liberdade”, em alusão aos 50 anos do 25 de Abril.
A lista, divulgada ao final da tarde desta sexta-feira pela Academia Portuguesa de Cinema, reflete um ano fértil para a produção nacional, em que, apesar de não ter havido um êxito de bilheteira de grandes dimensões, é possível encontrar propostas bem acolhidas pela crítica especializada e em festivais internacionais.
Com 15 nomeações, incluindo categorias centrais como as de melhor filme, realização e ator principal, “Não sou nada – the nothingness club” parte, para já, à frente. Edgar Pêra concretizou “um documentário mental sobre a entrada nos modos de pensamento de Fernando Pessoa” que se estreou nos cinemas portugueses no final do ano passado.
Para o elevado número de nomeações alcançadas contribuíram na sua maioria as categorias mais técnicas (som, montagem, efeitos especiais ou banda sonora), o que não surpreende, pela forte aposta na tentativa de recriar o universo pessoano.
Embora tenha registado mais indicações, não é certo que o novo filme do autor de “O barão” saia como vencedor da 13.ª edição dos Prémios Sophia. Quanto mais não seja porque a apenas duas nomeações de distância (13) encontramos “Great Yarmouth – provisional figures”. Coprodução entre Portugal, França e Inglaterra, a película realizada por Marco Martins acompanha o quotidiano de emigrantes portugueses no condado de Norfolk, nas vésperas da entrada em vigor do Brexit. A dúzia de nomeações arrecadadas integra categorias como a realização, filme, atriz principal e autor principal, mas curiosamente não indica Nuno Lopes como candidato a melhor ator.
Outra surpresa da lista está relacionada com “Nação valente”, filme de Carlos Conceição que conseguiu um número mais alto de nomeações (dez) do que o ultrapremiado “Mal viver”, de João Canijo (nove).
Luta de titãs
Se, na categoria de série e telefilme, “Rabo de Peixe” se posiciona como grande favorito à vitória – numa altura em que já decorrem as filmagens para a segunda temporada, que vai voltar a ser exibida pela Netflix –, há outras onde a dose de incerteza é quase total.
Um exemplo dessa competitividade é a de melhor atriz principal. Beatriz Batarda e Anabela Moreira, duas das mais consensuais intérpretes portuguesas dos nossos dias, concorrem numa categoria onde ainda há que contar com Carla Maciel e Joana Bernardo.
Também nas curtas-metragens se prevê uma luta acesa entre “Corpos cintilantes”, obra de estreia da realizadora Inês Teixeira, e “2720”, do realizador luso-suíço Basil da Cunha. Com uma carreira recheada de prémios em festivais, as duas películas vão ter estreia conjunta nos cinemas portuguesas a 9 de maio, a par de “Natureza humana”, de Mónica Lima.
Na principal categoria, os prognósticos para se saber quem irá suceder a “Alma viva” na preferência dos jurados adivinham-se incertos, já que os quatro filmes a concurso – “Great Yarmouth”, “Mal viver”, “Nação valente” e “Não sou nada” – acalentam legítimas ambições de vitória.
Nomeados aos Prémios Sophia 2024
PRÉMIO SOPHIA ESTUDANTE
"Défilement", de Francisca Miranda - FBAUP
"Kintsugi", de Martim da Cunha, Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa
"Praia da Aguda", de Salvador Gil - ESAP
"Seres Vivos", de Margarida Fonseca - Ar.Co
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
"Algo que Eu Disse", de Sara Barbas
"Ana Morphose", de João Rodrigues
"Foxtale", de Alexandra Allen
"Sopa Fria", de Marta Monteiro
MELHOR CURTA-METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO
"A Arte da Memória", de Rodrigo Areias
"As Nossas Primaveras Passadas Não Voltam Mais", de Joel Cartaxo Anjos
"Body Buildings", de Henrique Câmara Pina
"Coney Island - As Primeiras Vezes", de Joana Botelho
MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
"2720", de Basil da Cunha
"As Gaivotas Cortam o Céu", de Mariana Bártolo e Guillermo García López
"Corpos Cintilantes", de Inês Teixeira
"Monte Clérigo", de Luís Campos
MELHOR SÉRIE/TELEFILME
"Cavalos de Corrida"
Realização, Criação e Escrito por: André Santos e Marco Leão
Produção: Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola,Ukbar Filmes
"Emília"
Realização, Criação, Dir. Argumento e Escrito por: Filipa Amaro
Produção: Maria João Mayer, Maria&Mayer
"Rabo de Peixe"
Realização e Criação: Augusto Fraga
Escrito por: Augusto Fraga, Hugo Gonçalves e João Tordo
Produção: Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola - Ukbar Filmes
"Salgueiro Maia - O Implicado"
Realização: Sérgio Graciano
Inspirado em "Salgueiro Maia - Um Homem da Liberdade", de António de Sousa Duarte
Dir. Argumento e escrito por: João Lacerda Matos
Produção: José Gandarez, Sky Dreams Entertainment
MELHOR MAQUILHAGEM E CABELOS
Sandra Pinto e Natália Bogalho - Amadeo
Bárbara Brandão - Não Sou Nada - The Nothingness Club
Bárbara Brandão - A Sibila
Maria Almeida (Nini) - Great Yarmouth - Provisional Figures
MELHOR GUARDA ROUPA
Isabel Carmona - Great Yarmouth - Provisional Figures
Joana Cardoso - Amadeo
Patrícia Dória - Nação Valente
Susana Abreu - Não Sou Nada - The Nothingness Club
MELHOR CARACTERIZAÇÃO/EFEITOS ESPECIAIS
Arnauld Chelet - Great Yarmouth - Provisional Figures
Bárbara Brandão, Carlos Amaral e Júlio Alves - Não Sou Nada - The Nothingness Club
Jorge Carvalho - Amadeo
João Rapaz, José André, Ivo Francisco, Carlos Almeida e Luís Martins, Mathieu, Jussreandot, Colin Journée, Adam Bachiri e Filipe Pereira - Nação Valente
MELHOR DIRECÇÃO DE ARTE
Artur Pinheiro - Amadeo
Nádia Henriques - Mal Viver
Ricardo Preto - Não Sou Nada - The Nothingness Club
Sara Lança e Chris Barber - Great Yarmouth - Provisional Figures
MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
Jim Williams - Great Yarmouth - Provisional Figures
Jorge Prendas - Não Sou Nada - The Nothingness Club
Manuel Ribeiro e Gaiteiros de Lisboa - Os Demónios do Meu Avô
Wojtek Urbañski- Vadio
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“What is Fame After Death” - Não Sou Nada - The Nothingness Club
Letra: Fernando Pessoa / Música e Interpretação: Jorge Prendas
Lápis Azul - Sombras Brancas
Letra José Cardoso Pires (a partir de excertos censurados de Histórias de Amor) /
Música: Eduardo Raon
Interpretação: Eduardo Raon e Rita Redshoes
Caretos - Os Demónios do Meu AvôLetra: Possidónio Cachapa /Música: Carlos Guerreiro,
Interpretação: Gaiteiros de Lisboa
Casinha – A Minha Casinha
Letra, Música e Interpretação: Fábio Soares
MELHOR SOM
Miguel Martins e Rafael Cardoso - Great Yarmouth - Provisional Figures
Pedro Marinho e Pedro Góis - Não Sou Nada - The Nothingness Club
Pedro Melo, Elsa Ferreira e Pedro Góis - Amadeo
Rafael Cardoso e Xavier Thieulin - Nação Valente
MELHOR MONTAGEM
António Gonçalves e Carlos Conceição - Nação Valente
Cláudio Vasques - Não Sou Nada - The Nothingness Club
João Braz - Mal Viver
Mariana Gaivão, Marco Martins e Karen Harley
Great Yarmouth - Provisional Figures
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
João Ribeiro -Great Yarmouth - Provisional Figures
Leonor Teles - Mal Viver
Rui Poças - Amadeo
Vasco Viana - Nação Valente
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
Águas do Pastaza
Ico Costa, Inês T. Alves (produção)
Inês T. Alves (realização)
Oublaum Filmes
O Que Podem as Palavras
Ana Almeida, Luísa Sequeira (produção)
Luísa Sequeira e Luísa Marinho (realização)
Anexo 82
Super Natural
Pandora da Cunha Telles, Pablo Iraola (produção)
Jorge Jácome (realização)
Ukbar Filmes
Viagem ao Sol
Ansgar Schaefer, Elsa Sertório, Rui Ribeiro (produção)
Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias (realização)
Kintop Filmes
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
Anabela Moreira
Nação Valente
Madalena Almeida
Mal Viver
Rita Cabaço
Great Yarmouth - Provisional Figures
Victoria Guerra
Não Sou Nada - The Nothingness Club
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
Albano Jerónimo
Não Sou Nada - The Nothingness Club
Matamba Joaquim
Pátria
Romeu Runa
Great Yarmouth - Provisional Figures
Victor Correia
Não Sou Nada - The Nothingness Club
MELHOR ACTRIZ PRINCIPAL
Anabela Moreira
Mal Viver
Beatriz Batarda
Great Yarmouth - Provisional Figures
Carla Maciel
Légua
Joana Bernardo
A Noiva
MELHOR ACTOR PRINCIPAL
João Arrais
Nação Valente
Miguel Borges
Não Sou Nada - The Nothingness Club
Rafael Morais
Amadeo
Rui Morrisson
Sombras Brancas
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
Eduardo Brito
A Sibila
adaptado da obra de Agustina Bessa-Luís “ A Sibila”
Virgílio Almeida
Nayola
adaptado a partir de "A Caixa Preta" da autoria de Mia Couto e José Eduardo Agualusa
Júlio Alves
A Arte de Morrer Longe
Adaptado a partir da obra "A Arte de Morrer Longe", da autoria de Mário de Carvalho
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Carlos Conceição
Nação Valente
Edgar Pêra e Luísa Costa Gomes
Não Sou Nada - The Nothingness Club
Filipa Reis, João Miller Guerra, Sara Morais, José Filipe Costa e Letícia Simões
Légua
João Canijo
Mal Viver
MELHOR REALIZAÇÃO
Carlos Conceição
Nação Valente
Edgar Pêra
Não Sou Nada - The Nothingness Club
João Canijo
Mal Viver
Marco Martins
Great Yarmouth - Provisional Figures
MELHOR FILME
Great Yarmouth - Provisional Figures
Filipa Reis (produtora)
Uma Pedra no Sapato
Mal Viver
Pedro Borges (produtor)
Midas Filmes
Nação Valente
Leonor Noivo, João Matos, Carlos Conceição (produtores)
Terratreme Filmes
Não Sou Nada - The Nothingness Club
Rodrigo Areias (produtor)
Bando à Parte