"A cena hip hop do Porto perdeu fôlego na última década. Os nomes mais promovidos são todos de Lisboa e os novos artistas sentem falta de apoio."
Corpo do artigo
O diagnóstico é de Marco Ferreira, conhecido no meio do rap como Keso Original Marginal, e a cura que propõe é um festival de três dias dedicado ao hip hop, que será uma montra dos valores emergentes na cidade, mas que não se quer bairrista, até porque o "clássico" convidado é Sam the Kid, o rapaz de Chelas que irá estrear no Porto o seu novo projeto Classe Crua, que conta com a voz de Beware Jack.
Para recarregar as baterias do género, o Natal do Marginal, que recebe o apoio do Vhills Studio, convidou mais de 20 artistas para uma série de concertos, conversas, DJ e exibição de filmes em cinco locais estratégicos da noite portuense: Plano B, Café au Lait, Passos Manuel, Ferro Bar e Hard Club.
Irmandade NOrte-sul
A ideia de mostrar que "o Porto continua a ser a casa do rap, lugar donde saíram os pioneiros, como os Mind da Gap ou os Dealema", tem a sua pré-história num lugar mítico da cidade: o Pérola Negra, outrora o mais conhecido bar de alterne do Porto e atualmente um dos locais mais excitantes da movida. Foi no Natal do ano passado, quando Keso dividiu a sua atuação com Chullage perante uma sala a abarrotar. Já na sua génese, essa irmandade Norte-Sul marcou o evento e também os 450 espectadores, que foram perguntando, ao longo do ano, "quem é o convidado deste Natal do Marginal?".
Aproveitando a ligação da sua produtora, Paga-lhe o Quarto, a uma série de iniciativas relacionadas com o hip hop, como a curadoria que Keso realizou no último Super Bock em Stock, Marco Ferreira decidiu agrupar essas dinâmicas num festival de três dias, que poderá vir a crescer no futuro para uma espécie de "nova Debandada", diz o rapper.
Mas o Natal deste ano é já ambicioso, contando com concertos de ActivaSom, EnigmaCru, Zé Menos, Saloio, Lazy, $tagOne & Pibxis, Deau ou do próprio Keso, que no último dia do festival irá apresentar o seu novo registo, "Sinceramente Porto", que conta com a participação de mais de 20 rappers da cidade.
Haverá também eventos especiais, como "A Purga", projeto de poesia ao vivo de Nerve, que terá Capicua como convidada - é a estreia de uma proposta que se realizará no Ferro Bar uma vez por mês. Também o programa "3 Pancadas", emitido pelo canal de YouTube TV Chelas, será apresentado ao vivo, em local ainda por definir, tendo como participantes Sam the Kid, João Moura, Sir Scratch e um convidado surpresa.
Concurso de "beats"
E para abrir o festival à criatividade do público está a decorrer um concurso de composição de instrumentais ("beats"). As propostas poderão ser enviadas para nataldomarginal@gmail.com até 21 de dezembro.
Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos antecipadamente na loja Kate Skateshop e no espaço Circus Network, ou no próprio dia nos locais onde se realizam.