<p>"Nada é mais importante nas caminhadas de montanha que um par de botas". Esta é a ideia que deu origem a um curioso blogue que está alojado na Internet já lá vão mais de cinco anos e que todos os dias atrai as atenções de uma multidão de utilizadores, interessados no montanhismo ou não. </p>
Corpo do artigo
O espaço é a sede virtual de um grupo de montanheiros, amigos, funcionários da biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde sem sair de casa se pode caminhar pelas mais belas montanhas de Portugal, principalmente, as da Serra do Gerês.
"Quem passa oito a dez horas a caminhar tem que ter algo nos pés com que se sinta bem. E um par de botas é o mais aconselhável", afirma Fernando Pontes, um dos seus autores, explicando a origem do nome dado a um blogue que "nasceu da carolice de uns colegas de trabalho da biblioteca da FEUP". "O gosto pela natureza, o gosto pelo caminhar e o gosto pelo convívio fez-nos ir à serra (do Gerês) pela primeira vez no dia 20 de Março de 2004. O trilho escolhido foi o da Portela de Leonte - Prado do Mourô. Dois meses depois, marcámos nova caminhada para a Serra da Peneda. Foi uma caminhada pequena, mas íngreme. No regresso discutíamos o local ideal para armazenarmos as fotos tiradas nas caminhadas de forma a que todos tivesse-mos acesso. E também, um local onde poderíamos trocar informações rapidamente", conta. E assim nasceu, em 31 de Maio de 2004, o "Um par de botas" ou UPB, como gostam de lhe chamar os autores, que qualquer utilizador pode calçar para marchar em plena net. Quatrocentas visitas e mais de três mil páginas visionadas são dados sobre a média diária de acesso ao blogue, segundo Fernando Pontes. "Para um blogue tão específico, é muito", diz, referindo que apesar de a sua actualização exigir muito trabalho "a recompensa é muita, e boa". Visitantes? "A maioria são portugueses, mas temos muitos estrangeiros: brasileiros, alemães, espanhóis… Quem procura caminhadas em Portugal, principalmente no Gerês tem obrigatoriamente que passar pelo blogue do UPB", adianta. Em cinco anos de existência, o "Um par de botas" já realizou cerca de 300 caminhadas (cerca de 60 por ano, sendo que em 2008 foram 77).
http://umpardebotas.blogs.sapo.pt