"13 Reasons Why" é uma das séries mais faladas do momento e tem sido alvo de elogios, pela forma como aborda o bullying e o suicídio, mas também de críticas por parte das autoridades e organizações de saúde.
Corpo do artigo
A série "13 Reasons Why" (em Portugal, "Por Treze Razões"), original da Netflix, tem estado envolvida em bastante polémica. Depois de a série ter sido proibida a menores de 18 anos na Nova Zelândia, a plataforma de streaming decidiu adicionar novos avisos em cada episódio da série, alertando para o conteúdo que pode ferir suscetibilidades.
Os dois últimos episódios da série, em que consta a cena polémica do suicídio explícito, já continham estes avisos, no entanto a Netflix decidiu estendeu-os a todos os capítulos. A partir da próxima semana, todos os episódios da série irão advertir os espetadores para cenas explícitas de violação e suicídio.
"Enquanto muitos dos nossos membros acham que o programa é um motor valioso para iniciar uma importante conversa com as suas famílias, também ouvimos a preocupação daqueles que acham que a série deve levar avisos adicionais", explicou a Netflix em comunicado.
Recorde-se que, no Brasil, o Centro de Valorização da Vida anunciou que se registou um aumento de 445% de pedidos de ajuda por parte de jovens que citaram a personagem Hannah Baker, interpretada por Katherine Langford.
A série da Netflix, que se estreou dia 31 de março, é produzida por Selena Gomez e é protagonizada por Katherine Langford e Dyan Minnette.