Festival de música eletrónica revela os primeiros 15 artistas do cartaz do próximo ano. Focos também para Modeselektor, Gabber Eleganza e Clementaum.
Corpo do artigo
A 4.ª edição do Sónar Lisboal, festival que junta música eletrónica ao vivo e tecnologia, está marcada para os dias 11, 12 e 13 de abril no Parque Eduardo VII. A lista dos primeiros 15 nomes revelados esta quarta-feira coloca "em grande destaque o techno clássico e os sons house, com o novo espetáculo ao vivo de Marcel Dettmann, 'My own shadow', os DJ sets de Anetha e Nina Kraviz e das "'selectors underground' ISAbella e BASHKKA b2b Ogazón".
A organização destaca também o "novíssimo espetáculo audiovisual de Max Cooper", as atuações ao vivo de Modeselektor, Gabber Eleganza, que apresentará pela primeira vez em Portugal "The hakke show", Juliana Huxtable, Jennifer Cardini, Héctor Oaks, JASSS, NOIA, Amor Satyr & Siu Mata e Clementaum - esta produtora e DJ brasileira é um asteróide no cintilante universo favela-funk e dembow.
O cartaz incluirá "muito mais artistas, dando visibilidade tanto aos coletivos e editoras locais, como às estrelas internacionais, aos nomes consagrados e a atuações ousadas e experimentais", diz a organização.
Três palcos de dia, um palco à noite
O Sónar Lisboa 2025 congrega "dois festivais num só": o Sónar by Day, nos dias 12 e 13 de abril, e o Sónar by Night, nos dias 11 e 12 de abril.
No Sónar by Day as atuações dividem-se por três palcos, dois ao ar livre e um fechado; já o Sónar by Night "oferece uma experiência clubbing completa num único palco".
A organização lembra que o Sónar Lisboa "dará início à temporada Sónar de 2025, que depois levará o melhor da música eletrónica ao Sónar Istambul, na Turquia, nos dias 9 e 10 de maio, antes da 32.ª edição do Sónar Barcelona, nos dias 12, 13 e 14 de junho".
Os passes para os três dias do Sónar Lisboa 2025 já estão à venda por 100 euros; existe ainda a versão VIP por 199 euros (mais taxas).
O festival Sónar realiza-se desde 1994 em Barcelona e chegou a Lisboa em 2022.