De norte a sul todos os caminhos vão dar à música este fim de semana. Há festivais de rock, de pop, de jazz, de fado, de músicas do Mundo e vai dar por si a querer ter o dom da omnipresença, o difícil mesmo é escolher.
Corpo do artigo
Valença e Tui
Comecemos então a Norte, no limite da fronteira e às vezes até para lá dela. O IKFEM é dos festivais mais interessantes pelos encontros, muitas vezes inusitados, que promove, o programa é extenso, mas há dois concertos que são imperdíveis. O primeiro acontece já hoje, Jorge Palma reúne-se com a Orquestra Sinfónica Eurorregião Galicia-Norte de Portugal, em Valença. No sábado dois colossos do jazz encontram-se frente a frente, Mário Laginha e Chano Dominguez tocam juntos pela primeira vez, na Alameda Santo Domingo, em Tui.
Amarante
O festival Mimo regressa a casa, a Amarante- são três dias 19 a 21 de julho, com uma programação dedicada à música do mundo, com uma programação inclusiva, diversificada e arrojada, dando a conhecer o que de melhor se faz na música atual, em Portugal e no mundo, entre nomes consagrados e novos talentos. Toda a programação é gratuita.
Vila Nova de Gaia
O festival Meo Marés Vivas está no antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia a celebrar a sua 16ª edição. Take That, Ben Harper, Snow Patrol, Rag'n'Bone Man são alguns dos nomes que vão passar pelo festival que espera 40 mil pessoas por dia. Ornatos Violeta, António Zambujo e Marisa Liz são os grandes destaques portugueses.
Matosinhos
O Matosinhos em Jazz traz uma série de concertos imperdíveis até ao dia 31 de julho. Este sábado é a vez da maravilha Ego Ella May e no domingo toca Eduardo Cardinho. Todos os concertos são de entrada gratuita.
Águeda
O AgiTÁgueda tem um extenso programa até ao final do mês. Esta sexta-feira tocam L3ner Johny e Plutonio. David Fonseca toca este sábado com Claúdia Pascoal.
Aveiro
O festival dos Canais, em Aveiro, tem um extenso programa artístico para os visitantes da cidade, mas para os fãs de fado tem um concerto muito especial, Mariza canta às 19 horas, no Cais da Fonte Nova, de dia 21 de julho.
Meco
No Meco, em Sesimbra está instalado o Super Bock Super Rock. O sábado está reservado para um dos regressos mais esperados que é o dos Mind da Gap aos palcos, depois de um grande hiato.
Porto Covo
Ainda antes de chegar a casa, a Sines o Festival de Músicas do Mundo tem uma espécie de prólogo em Porto Covo, este sábado e domingo. Samba Touré e La Chiva Gantiva são alguns dos melhores motivos para viajar até Porto Covo.