<p>"A zona Norte, as Berlengas, Sesimbra, Algarve, Madeira e Açores são os melhores locais nacionais para a prática de mergulho", diz Luís Miguens, do portal Skaphandrus, que tem como objectivo "ajudar na divulgação do mergulho". </p>
Corpo do artigo
Mergulhador há nove anos, Miguens destaca "dois naufrágios na zona de Leixões que merecem visita: a Draga da Madalena é um barco que se encontra a apenas 20 metros de profundidade, onde toda a parte de destroços é bastante interessante de visitar (duas caldeiras enormes), assim como a sua flora e fauna, onde podemos ver cardumes de fanecas, laminarias pequenas, lavagantes e robalos, entre outros. Também destaco o submarino U 1277 (da II Guerra Mundial) que, apesar de se encontrar bastante deteriorado, continua a ser muito procurado. O submarino está a 30 metros de profundidade. Em termos de fauna e flora também podemos ver anémonas brancas, habitualmente existem muitas fanecas, polvos, lavagantes e peixes-galo", revela Luís Miguens.
Para o mergulhador, "o arquipélago das Berlengas é muito procurado, provavelmente, devido à sua localização geográfica. É o pedaço de litoral português mais rico em termos biológicos, resultado da feliz conjugação de diversos factores, como aproximidade do vale submarino (canhão da Nazaré) que chega a atingir 4000 metros, das tempestades que nele se geram provocando correntes marítimas ascendentes, muito ricas em nutrientes e da confluência das correntes mediterrânica e atlântica", desvenda.
No site Skaphandrus encontra dicas sobre os locais para fazer mergulho, as escolas onde pode tirar o curso de mergulhador, notícias da área, catalogação de espécies e fotografias das maravilhas descobertas no fundo dos oceanos, entre outros temas.