Com um percurso de quatro décadas no design, Helena Cardoso é alvo de uma exposição-homenagem na Biblioteca de Gaia que abre ao público esta quinta-feira.
Corpo do artigo
Artista plástica nascida no Porto há 85 anos, Helena Cardoso é também um dos nomes centrais do design português. Há mais de quatro décadas que desenvolve um laborioso trabalho de Reutilização, conceito cada vez mais presente nas atuais agendas de sustentabilidade.
Esta quinta, às 18.30 horas, a Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia inaugura a exposição “Re/Descobrir Helena Cardoso”, na qual é possível visitar 80 artefactos produzidos em diferentes técnicas e materiais em municípios do norte do país, como Castro Daire, Cabeceiras de Basto, Terras de Bouro, Caminha e Vila Verde.
No seu trabalho variado, duas ideias prevalecem: o alerta para a condição da mulher e a contribuição para a preservação dos saberes tradicionais. A exposição de Helena Cardoso inaugura uma série integrada no projeto “Conhecer, mapear, divulgar”, iniciativa dos designers e investigadores Maria Bruno Néo e Luís Mendonça.