O escritor turco Orhan Pamuk, Prémio Nobel da Literatura de 2006, cancelou por "motivos pessoais e incontornáveis" a sua participação, no domingo, no encerramento do LeV - Literatura em Viagem, em Matosinhos, anunciou a Câmara Municipal.
Corpo do artigo
"Lamentamos este adiamento que é alheio à vontade de todos e estamos a trabalhar para assegurar a presença do autor tão breve quanto possível para uma sessão memorável, em Matosinhos", referiu a autarquia, na sua página 'online'.
De acordo com a Câmara Municipal de Matosinhos, estão a trabalhar para "reagendar a entrevista de vida prevista para este domingo e anunciar a mesma assim que seja possível".
O LeV, de entrada livre, começou na segunda-feira em três locais de Matosinhos - Biblioteca Municipal Florbela Espanca, salão nobre dos Paços do Concelho e Teatro Municipal Constantino Nery - e encerra no domingo.
No último dia do festival mantém-se a entrevista conduzida pela jornalista Maria João Costa a Miguel Esteves Cardoso, pelas 15 horas.
Participam nesta edição Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, Joaquim Arena, Rafael Gallo, Carlos Matos Gomes, Mário Rufino, Rui Tavares, Álvaro Cúria, Isabela Figueiredo, Inês Pedrosa, Madalena Sá Fernandes e Dulce Maria Cardoso.
O LeV tem ainda em exibição, até 31 de maio, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, exposições, algumas das quais inseridas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A exposição documental "Antes e depois - O poder local em Matosinhos" mostra um conjunto de documentos que testemunham o antes e o depois da Revolução dos Cravos com especial destaque para as primeiras eleições autárquicas livres de dezembro de 1976, e a exposição "Impressões sobre o 25 de Abril" mostrará o dia seguinte pelo olhar da imprensa.