A Academia Sueca distinguiu, esta quinta-feira, o poeta sueco Tomas Tranströmer com o Prémio Nobel da Literatura.
Corpo do artigo
O poeta sueco Tomas Tranströmer, de 80 anos e psicólogo de formação era já dado como grande favorito, no ano passado, quando os 18 membros do júri da Academia Sueca escolheram o escritor de origem peruana Mario Vargas Llosa.
A Academia Sueca distinguiu Tomas Tranströmer considerando que "através das suas imagens translúcidas e condensadas, o poeta dá-nos um novo sentido à realidade".
Tomas Tranströmer nasceu a 15 de Abril de 1931 em Estocolmo e, segundo a Academia Sueca, é "um dos poetas vivos mais traduzidos em todo o mundo", cuja obra incide sobre "a morte, a História, a memória e a natureza".
O prémio tem o valor monetário de dez milhões de coroas suecas, cerca de 1,1 milhões de euros.
A cerimónia de entrega dos Prémios Nobel 2011 realiza-se no próximo dia 10 de Dezembro, na capital sueca.
Na edição anterior, em 2010, o Nobel da Literatura distinguiu o escritor de origem peruana Mário Vargas Llosa, autor de "Conversa n'A Catedral" e de "Guerra do Fim do Mundo".
O Nobel da Literatura foi o quarto prémio atribuído pela Academia Sueca este ano depois do Nobel da Medicina (Ralph Steinman, Bruce Beutler e Jules Hoffmann), da Física (Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess,) e da Química (Daniel Shechtman). Sexta-feira é atribuído o Prémio Nobel da Paz.