CCDR-Norte reforça programa que financia projetos culturais não profissionais. Apoios oscilam entre os cinco e os 15 mil euros.
Corpo do artigo
Primeira iniciativa pública da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) na Cultura desde que assumiu competências nesta área, o programa Norte Pontual vai disponibilizar uma verba de 300 mil euros para apoio a projetos de interesse regional desenvolvidos por agentes culturais.
O programa anual de apoios simplificados representa um reforço de 100 mil euros em relação ao que era supervisionado pela Direção Regional de Cultura do Norte, organismo extinto no final do ano passado.
Para Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR-Norte com a pasta da Cultura, trata-se de “um instrumento complementar a outros apoios públicos” que poderá, em função da previsível adesão, ser reforçado “nos próximos anos”.
Destinado preferencialmente a agentes ou estruturas não profissionais, o Norte Pontual não exclui os profissionais, desde que estejam sem beneficiar de apoios estatais.
O programa relativo ao corrente ano vai ser constituído por três linhas de apoio (“projetos”, “instrumentos” e “protocolos”), com uma dotação orçamental que varia entre os cinco e os 15 mil euros.
As candidaturas poderão ser apresentadas até final do mês, logo após a publicação em “Diário da República”.