North Festival: já são conhecidos os vencedores do Palco JN Rock à Moda do Porto

Originários da Póvoa de Varzim, Os Tua foram a banda mais votada pelos participantes
Foto: Direitos reservados
Nove bandas emergentes asseguraram a sua participação no Palco JN Rock À Moda do Porto, um dos três palcos do North Festival. A votação decorreu nos últimos sete dias no site do JN e contou com a participação de 30 mil votantes.
Os Tua, Ordenado Mínimo, Defera, Times of Trouble, Pilot, Vulcões Semi Porreiros, Filhos da Pátria, DaviDays e Menta. São estas as nove bandas do Palco JN Rock À Moda do Porto, escolhidas a partir de uma amostra total de três dezenas de inscritos.
A votação, que decorreu nos últimos sete dias, saldou-se por uma adesão massiva: foram 30 mil os internautas que fizeram questão de participar, votando na sua banda favorita no site do "Jornal de Notícias".
Criado especialmente para dar destaque a bandas portuguesas emergentes num festival onde atuam vários consagrados, como The Cure, Snow Patrol, Ornatos Violeta, Liniker, Mogwai e Waterboys, o concurso teve nos poveiros Os Tua os preferidos dos participantes, com 5669 votos.
Formado em 2022, o quinteto pratica um pop rock direto que já os tem levado a vários palcos, com destaque para a Queima das Fitas do Porto, onde atuaram em 2023, e várias aparições televisivas. O EP de estreia intitula-se "Partida" e inclui os singles "Viagem" e "Fuga da alegria".
Também com uma votação significativa, acima dos 3500 participantes, Os Ordenado Mínimo são uma banda oriunda da periferia do Porto, nascida, segundo os próprios membros, "da ânsia de explorar sons excêntricos e experimentais, energéticos ou melancólicos". "E se hoje for a última vez?" é o tema de maior sucesso nas plataformas digitais, com mais de 10 mil streams, logo seguido por "De bar em bar" e "Aquele lugar".
Quem também assegurou um lugar no palco JN Rock À Moda do Porto foram os Defera. As origens deste grupo, formado por artistas dos concelhos de Paredes e Paços de Ferreira, remontam a 2019, mas só em 2023, depois da pandemia, é que se apresentaram ao público pela primeira vez. O seu rock alternativo cantado em português tem ganho um número crescente de seguidores, para o que contribuem temas como "De mar a mar".
As nove bandas escolhidas pelo público vão atuar nos três dias do festival, à razão de três por dia.
A realizar entre os dias 5 e 7 de junho, a edição deste ano do North Festival é marcada pela nova localização, a Cidade Desportiva da Maia, espaço que, além do fácil acesso, apresenta como principais mais-valias o reforço das infra-estruturas de apoio e um maior conforto para os espectadores.
A segunda fase de venda dos bilhetes já arrancou, estando disponíveis entradas diários, bancada vip e camarote vip para todos os dias. Todos os bilhetes podem ser adquiridos em www.northmusicfestival.com e nas lojas CTT.

