Benjamin Clementine foi passado para o palco principal, no qual só falta anunciar uma banda. “Acreditamos que vamos esgotar”, referiu ao JN Álvaro Covões, da promotora do festival Everything is New.
Corpo do artigo
Faltam menos de dois meses para a 16ª edição do NOS Alive e o cartaz está perto de fechar. Esta quinta-feira, o festival que acontece entre 11 e 13 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, apresentou a programação de três palcos secundários e anunciou três curadorias.
No ano em que o Alive recebe o regresso dos Pearl Jam - que esgotaram a sua data, 13 de julho, bem como os passes de três dias, - falta apenas apresentar um nome para o palco principal (NOS), também para 13 de julho. Fica ainda por revelar o cartaz do Fado Café e do dia 12 de julho no WTF Clubbing.
Ficam desvendados os nomes que integram o Palco Comédia – incluem Gilmário Vemba, Beatriz Gosta, Fernando Rocha e Joana Gama - bem como o WTF Clubbing no dia 11 de julho, com curadoria da portuguesa Match Attack e artistas como Xinobi e Bateu Matou. A 13 de julho, a curadoria é da Decked Out!
No Palco Coreto, com curadoria da Arruada e, este ano, com mais espaço e uma zona ajardinada, nomes portugueses completam os três dias e incluem Inês Apenas, Tipo, Bruma, ou Catarina Branco.
Segundo Álvaro Covões, da promotora Everything is New, a Jornada Mundial da Juventude permitiu uma requalificação do Passeio Marítimo de Algés que, por sua vez, potenciará uma área melhorada, sobretudo em redor do Coreto.
Quanto a outras condições para os visitantes, o promotor referiu que o reforço dos WC, iniciado no ano passado, se manterá, bem como os postos de água grátis disponíveis pelo recinto. Mantém-se também a zona para grávidas.
“Acreditamos que vamos esgotar”
Quanto a público e venda de bilhetes, ao JN, Álvaro Covões lembrou que o dia 13 de julho está esgotado, bem como os passes que o contemplam. “Os outros dias estão a 80%, portanto acreditamos que vamos esgotar. Faltam 56 dias e tudo indica”, refere.
Segundo o promotor, as vendas para o estrangeiro continuam a rondar os 25% já habituais, num evento com “cada vez mais repercussão” no estrangeiro. “O Alive já é, também, um ponto de encontro anual para muitos visitantes e para muitos jornalistas de todo o mundo”, destacou.
Sobre o cartaz deste ano, Covões disse ter “orgulho” no resultado. “Vou ter dificuldade em não ver os concertos todos porque queria, muitos. Todos os anos dizemos que é o melhor cartaz e é um debate, qual ano será mais forte. Mas é um pouco como a história: a música, os gostos, vão mudando”, com o alinhamento a acompanhar.
Quanto aos Pearl Jam, nome maior deste ano, trazer o grupo de Seattle a um festival, numa digressão praticamente feita de estádios e datas próprias, não foi um desafio tão grande como se poderia imaginar. “Eles de facto só vão fazer dois festivais, em Madrid e o nosso. Mas foi uma opção deles. Porque o ano passado fizeram festivais, mas não vieram para o sul da Europa, portanto, há artistas que têm este cuidado de respeitar os mercados e respeitar o público dos mercados. Em 2023 eles fizeram festivais no centro e norte da Europa, faltando de Portugal e Espanha, e nesta tour decidiram fazer isso, em vez de arena”.
Os palcos e concertos
Dos palcos agora revelados, o WTF Clubbing no dia 11 de julho, com curadoria da agência portuguesa Match Attack, apresenta então Âme Live B2B Trikk, Awen B2B Djeff B2B Xinobi, Bateu Matou, Conhecido João, Conjunto Corona, Fresko B2B Vallechi, Silly e ZenGxrl.
A 13 de julho, celebra-se o segundo ano consecutivo da curadoria Decked Out! neste palco, com Alan Dixon, Ella Knight, Emerald, Matisa, Shouse DJSet, Vitalic e Works of Intent.
O Palco Coreto conta a 11 de julho com Inês Apenas, Tipo, João Não & Lil Noon, Ricardo Crávidá e QUANT. A 12 de julho vão atuar no mesmo palco Malva, Br!sa, L-Ali, Maudito e Bruma e a 13 de julho Catarina Branco, Capital da Bulgária, Marquise, Isa Leen e Groove Armanda.
O Palco Comédia regressa ao Passeio Marítimo de Algés com um cartaz que reúne alguns dos maiores nomes da comédia nacional e a novidade de um host diário: Catarina Moreira no dia 11 de julho com Gilmário Vemba, Beatriz Gosta, Dário Guerreiro, Rui Xará, Pedro Sousa, Eduardo Marques e Mariana Rosária; Hélder Tavares no dia 12 de julho com Eduardo Madeira, JEL, Joel Ricardo Santos, John Mendes, João Pinto, Vasco Pereira Coutinho e Joana Oliveira; e Luís Pinheiro no dia 13 de julho com Fernando Rocha, Manuel João Vieira, Almanaque Sincero (Guilherme Fonseca, Pedro Durão e Duarte Correia da Silva), Duarte Pita Negrão, Joana Gama, Joana Miranda e Tiago Pereira.
Alec Benjamin, Arcade Fire, AURORA, Benjamin Clementine, Black Pumas, Dua Lipa, Floating Points, Genesis Owusu, Gloria Groove, Jessie Ware, Jüra, Kenya Grace, Khruangbin, Larkin Poe, Michael Kiwanuka, Moullinex △ GPU Panic, Nathaniel Rateliff & The Night Sweats, Nothing But Thieves, Pearl Jam, Sum 41, TRex, The Breeders, The Cat Empire, The Heavy, The Smashing Pumpkins, Tourist,Tyla e Unknown Mortal Orchestra são os artistas confirmados até à data, juntando-se aos hoje anunciados.
Noutras novidades, a vencedora do Festival Termómetro 2024, MaZela, foi confirmada no Palco Heineken no dia 11 de julho e Benjamin Clementine, a 11 de julho, irá passar do Heineken para o palco principal.
No encontro com jornalistas, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, confirmou ainda o lançamento de um concurso para uma ponte pedonal que irá melhorar os acessos ao festival, mas a partir de 2025.