Grupo de Rui Reininho vai dar concerto grátis em Gaia no dia 27 de setembro e inaugurou exposição com objetos nunca antes mostrados ao público.
Corpo do artigo
São mais de 70 peças nunca vistas pelo público e estão já em exposição: a Praça Central do Arrábida Shopping, em Gaia, é palco de “uma tournée inesquecível pelos primeiros 45 anos de carreira dos GNR, uma das bandas mais icónicas da música portuguesa” – diz a nota da exposição que tem a curadoria da SOTA – State of the Art, com apoio da Produtores Associados, agência dos GNR.
Patente até 21 de outubro, "GNR: Os primeiros 45 anos" contém instrumentos, figurinos de concertos, bilhetes, prémios e discografia, entre outras raridades, e cada peça conta uma parte da história, dando a conhecer os GNR.
"Os fãs da banda de Rui Reininho, Jorge Romão e Tóli César Machado têm a oportunidade de reviver os momentos mais marcantes do grupo e sentir efetivamente a força criativa que marcou gerações", sublinha a SOTA.
Entrada é gratuita
Esta exposição, de entrada livre, é uma homenagem à “Pronúncia do Norte” e a tudo o que os GNR representam no panorama musical nacional. E oferece um mergulho profundo em sucessos como “Dunas”, onde cada elemento exposto traz à memória a vibração das melodias de uma das maiores e mais antigas bandas portuguesas no ativo.
Com outros sucessos como “Asas” e “Mais vale nunca”, o grupo conquistou tanto o público nacional como internacional, tendo atuado em locais como Macau, EUA, Espanha e França.
Ao longo de mais de quatro décadas, os GNR acumularam várias distinções, entre as quais se destacam o “Globo de Ouro Especial na categoria de Música”, a “Medalha de Mérito Cultural” – que foi entregue pelo Ministério da Cultura –, a “Medalha de Honra SPA” e a “Medalha de Honra da Cidade do Porto”, que poderão ser vistas nesta exposição
Concerto grátis ao ar livre
Mais importante para os fãs: os GNR vão presentear o seu público com um concerto gratuito, no dia 27 de setembro, às 21.30 horas, no parque de estacionamento exterior do shopping.
A primeira parte ficará a cargo da banda vencedora do 1.0 concurso Arrábida Music, que desafiou bandas emergentes.